Um estudo da presença da simetria nos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246925

Parole chiave:

simetria, demanda cognitiva, reflexão, rotação, translação

Abstract

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acerca do tema simetria, a partir de uma análise de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que são recursos muito utilizados pelo professor de Matemática. De abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa que se ancorou na análise de documentos e no conceito de demanda cognitiva, focando o estudo de três coleções. Os resultados apontam que, dos quatro tipos de simetria, os que se destacam nos livros são rotação, translação e reflexão. Há um predomínio da simetria de reflexão, e salientamos o papel das cores no estudo desse conceito, observando que, ainda que essa não seja uma propriedade geométrica, a cor é usada como critério de simetria. Não obstante, notamos que práticas culturais e a Arte são exemplos constantes da presença da simetria no cotidiano, e observamos o papel relevante do eixo de simetria, como, por exemplo, da sua exploração nas letras do alfabeto, muitas vezes tornando as atividades de alto nível de demanda cognitiva. No que tange à simetria de rotação, destacamos que a posição do seu centro aparece de forma diferente nas coleções, apresentando uniformemente o ponto no interior da figura – ou no seu exterior (não variando as possibilidades). Quanto à translação, foi possível notar atividades repetitivas que mantinham padrões prototípicos de deslocamento na horizontal/vertical. Esperamos que este estudo propicie a reflexão crítica sobre o estudo da simetria, e ainda fomente a realização de novas pesquisas que levem à reflexão de professores e futuros professores sobre a utilização do livro didático em suas aulas, pois, mesmo sendo um recurso muito presente nas escolas, é fundamental que o professor tenha um olhar crítico sobre os conteúdos e a abordagem dos mesmos.

Biografie autore

Poliana Araujo Sousa, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - SP

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. Atualmente é professora da Rede Estadual de São Paulo

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - SP

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro e Licenciado em Matemática pela mesma instituição

Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - SP

Livre-docente em Educação Matemática e docente do Departamento de Matemática- Unesp/Rio Claro

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Pubblicato

2021-05-06

Come citare

Sousa, P. A., Guimarães, D. R., & Amaral-Schio, R. B. (2021). Um estudo da presença da simetria nos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246925

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS