Cenário das pesquisas envolvendo elaboração e resolução de problemas em periódicos e eventos científicos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.249114Parole chiave:
elaboração de problemas, proposição de problemas, formulação de Problemas, resolução de Problemas, mapeamento em educação matemáticaAbstract
O presente artigo, com abordagem qualitativa, apresenta um mapeamento das pesquisas envolvendo Elaboração, Formulação, Proposição e Resolução de Problemas publicadas em periódicos brasileiros e apresentadas em eventos científicos no Brasil e no Exterior, no período de 2011 a 2019. O trabalho teve como fonte de coleta de dados os anais dos eventos/congressos e as edições online dos periódicos com o objetivo de evidenciar focos temáticos dos trabalhos relacionados à Elaboração, Formulação, Proposição e Resolução de Problemas em pesquisas brasileiras e fora do Brasil. Os resultados indicam que quase a totalidade dos trabalhos envolvem a Resolução de Problemas e são frutos de pesquisas vinculadas a cursos de Mestrado na área de Educação Matemática. Tais pesquisas estão relacionadas a contextos de aprendizagem com a utilização de diversos recursos associados à Resolução de Problemas que vão desde a utilização de jogos, calculadora, softwares educativos até materiais concretos como sólidos geométricos.
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