Um olhar para a conscientização e para a educação matemática crítica a partir de teses e dissertações produzidas em educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252678Parole chiave:
modelagem matemática, tomada de consciência, consciência crítica, Paulo Freire, educação matemática críticaAbstract
No presente artigo realizamos o mapeamento de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações de Capes, no período de 2010 a 2020, que versam sobre a Conscientização e aspectos relacionados a ela, no âmbito da Educação Matemática e, mais especificamente, da Modelagem Matemática. Delimitando a busca na região de interesse da pesquisa, consideramos trabalhos embasados pela Educação Matemática Crítica e pela Modelagem Matemática empreendidas no contexto da Educação Básica. Adotando a Análise de Conteúdo como metodologia de coleta e de análise de dados, realizamos a seleção dos trabalhos para análise a partir da busca por termos como consciência, tomada de consciência, consciência crítica e conscientização. Essa busca objetivou compreender de que formas esses termos têm sido empregados nos discursos de autores quando abordam, em suas obras, o engajamento crítico de alunos por meio de propostas metodológicas embasadas pela Modelagem Matemática. Mediante aos dados coletadas e análises realizadas, concluímos que os trabalhos fazem menção e demonstram intenções para um trabalho voltado à tomada de consciência, contudo, poucos apresentam o referencial que adotam ao discutir tomada de consciência, além de que poucos adotam explicitamente a perspectiva de Freire (2016, 2020). Constatamos, ainda, o uso ingênuo dos respectivos termos e confusões nos seus usos.
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