Afetividade no ensino de Matemática
uma revisão sistemática de pesquisas publicadas em âmbito internacional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260378Parole chiave:
Afetividade, Ensino, MatemáticaAbstract
O presente artigo é um recorte de uma tese de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, que começou a ser trabalhada no início de 2022. Ele tem como objetivo compreender como os estudos sobre a afetividade no ensino de Matemática tem sido desenvolvidos em nível internacional, no período de 2018 a 2022. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo com base nas etapas características de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A busca foi realizada na biblioteca digital da Education Resources Information Center (ERIC), utilizando descritores como “Affectivity AND Mathematic” e “Affective domain AND Mathematic”. Para selecionar as publicações relevantes e que nos possibilitasse atingir o objetivo proposto, critérios de exclusão foram estabelecidos, incluindo obras publicadas no período determinado, pesquisas com foco na Matemática e trabalhos que se concentravam no papel do professor. A análise das publicações selecionadas evidenciou que as interações estabelecidas no ambiente escolar afetam as emoções e atitudes dos professores e estudantes em relação à Matemática, de tal forma que, enquanto os vínculos afetivos dos professores influenciam sua metodologia, os sentimentos dos estudantes em relação à Matemática moldam o seu comportamento, impactando de maneira positiva ou negativa na sua aprendizagem. Por conseguinte, a relação entre os descritores do domínio afetivo e o processo de ensino da Matemática é uma questão importante a ser considerada no ensino, sobretudo, em futuras pesquisas nessa área, tendo em vista o baixo índice de publicações sobre esse tema.
Riferimenti bibliografici
ARISTA, S. Z.; GUILLEN, D. F.; FERNÁNDEZ, Y. O. Pedagogical Affection in Didactics of Mathematics: Amazonas Region from the Phenomenology Perspective. Propósitos y Representaciones, v. 6, n. 1, p. 409, jan. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/pyr/v6n1/en_a09v6n1.pdf.
COSTA JÚNIOR, J. R. Compreensões de letramento estatístico entre licenciandos de matemática: explorando dimensões críticasem situação de formação. 2019. 229f. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
DEBELLIS, V. A.; GOLDIN, G. A. Aspects of affect: mathematical intimacy, mathematical integrity. In: ZASLAVSKY, O. (ed.). Proceedings of the 23rd annual conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME). Haifa, Israel: Technion Printing Center, 1999. v. 2, p. 249-256.
GÓMEZ-CHACÓN, I. M. Cuestiones afectivas en la enseñanza de las matemáticas: una perspectiva para el profesor. In: CONTRERAS, L. C.; BLANCO, L. J. Aportaciones a la formación inicial de maestros en el área de matemáticas: una mirada a la práctica docente. Cáceres: Ediciones Universidad de Extremadura, 2002, p. 23-58.
GÓMEZ-CHACÓN, I. M. G. Matemática emocional: los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid, Spain: Narcea, 2010.
GÓMEZ-CHACÓN, I. M.; MÁRBAN, J. M. Afecto y conocimeinto profesional docente en matemáticas. In: BADILLO, E; et al. (Orgs). Investigación sobre el profesor de matemáticas: formación, práctica de aula, conocimiento y competencia profesional. Salamanca, Spain: Ediciones Universidad Salamanca, 2019, p. 397-416.
GROOTENBOER, P.; HEMMINGS, B. Mathematics performance and the role played by affective and background factors. Mathematics Education Research Journal, v. 19, n. 3, p. 3-20, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF03217459.
GROOTENBOER, P; MARSHMAN, M. Mathematics, Affect and Learning: Middle School Students’ Beliefs and Attitudes About Mathematics Education. In: GROOTENBOER, P.; MARSHMAN, M. (Orgs). Mathematic, affect and learning: middle school student’s beliefs and attitudes about mathematics education. Singapore: Springer, 2016, p. 13-33.
HANNULA, M. S. Affect in mathematics education. In: LERMAN, S. (Org.). Encyclopedia of mathematics education. Cham: Springer, 2020, p. 32-36. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_174.
JONG, C. et al. What role does professional noticing play? Examining connections with affect and mathematical knowledge for teaching among preservice teachers. Zdm – Mathematics Education, v. 53, n. 1, p. 151-164, jan. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11858-020-01210-5.
LEDER, G.; GROOTENBOER, P. Affect and Mathematics Education. Mathematics Education Research Journal, n. 2, v. 17, p. 1-8, 2005.
LOPES, A. L. M. Processos de educação em saúde na cessação ao tabagismo: revisão sistemática e metassíntese. 2008. 226 f. Tese (Doutorado) - Curso de Mestrado em Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MARBÁN, J. M.; PALACIOS, A.; MAROTO, A. Enjoyment of teaching mathematics among pre-service teachers. Mathematics Education Research Journal, v. 33, p. 613-629, set. 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13394-020-00341-y.
MCLEOD, D. B. Beliefs, Attitudes, and Emotions: New Views of Affect in Mathematics Education. In: MCLEOD, D. B. et al. (Org.). Affect and Mathematical Problem Solving. New York: Springer, p. 255-258, 1989.
MCLEOD, D. B. Research on affect in mathematics education: a reconceptualization. In: D. A. Grouws (Org.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, v.1, p. 575-596, 1992.
PAVLOVICH, Meaghan. A Qualitative Case Study: understanding the mathematical identity of elementary preservice teachers. 2019. 197 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doctor of Education, University of Kansas, Kansas, 2019.
PHILIPP, R. A. Mathematics teachers’ beliefs and affect. In: LESTER JR, F. K. (Org.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning, v. 1, p. 257-315, 2007.
RADFORD, L. Of love, frustation, and mathematics: a cultural-historical approach to emotions in mathematics teaching and learning. In: PEPIN, B.; ROESKEN-WINTER, B. (Org.). From beliefs to dynamic affect systems in mathematics education. Cham: Springer, 2015, p. 25-49.
THOMPSON, A. Teachers’ beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: GROUWS, D. A. (Org.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, v. 1, p. 127–146. 1992.
TRACTENBERG, L. E. F. Colaboração docente e ensino colaborativo na educação superior em ciências, matemática e saúde: contexto, fundamentos e revisão sistemática. 2011. 320 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
ZAN, R. DI MARTINO, P. Attitude toward mathematics: overcoming positive/negative dichotomy. The Montana Mathematics Enthusiast, Monograph, v. 3, p. 157-168, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Thales Pessoa de Souza Silva, Kátia Maria de Medeiros

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.