Afetividade no ensino de Matemática

uma revisão sistemática de pesquisas publicadas em âmbito internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260378

Palavras-chave:

Afetividade, Ensino, Matemática

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma tese de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, que começou a ser trabalhada no início de 2022. Ele tem como objetivo compreender como os estudos sobre a afetividade no ensino de Matemática tem sido desenvolvidos em nível internacional, no período de 2018 a 2022. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo com base nas etapas características de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A busca foi realizada na biblioteca digital da Education Resources Information Center (ERIC), utilizando descritores como “Affectivity AND Mathematic” e “Affective domain AND Mathematic”. Para selecionar as publicações relevantes e que nos possibilitasse atingir o objetivo proposto, critérios de exclusão foram estabelecidos, incluindo obras publicadas no período determinado, pesquisas com foco na Matemática e trabalhos que se concentravam no papel do professor. A análise das publicações selecionadas evidenciou que as interações estabelecidas no ambiente escolar afetam as emoções e atitudes dos professores e estudantes em relação à Matemática, de tal forma que, enquanto os vínculos afetivos dos professores influenciam sua metodologia, os sentimentos dos estudantes em relação à Matemática moldam o seu comportamento, impactando de maneira positiva ou negativa na sua aprendizagem. Por conseguinte, a relação entre os descritores do domínio afetivo e o processo de ensino da Matemática é uma questão importante a ser considerada no ensino, sobretudo, em futuras pesquisas nessa área, tendo em vista o baixo índice de publicações sobre esse tema.

Biografia do Autor

Thales Pessoa de Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica

Universidade Federal de Pernambuco – PE – Brasil

Kátia Maria de Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa-Portugal

Universidade Estadual da Paraíba – PB – Brasil

Referências

ARISTA, S. Z.; GUILLEN, D. F.; FERNÁNDEZ, Y. O. Pedagogical Affection in Didactics of Mathematics: Amazonas Region from the Phenomenology Perspective. Propósitos y Representaciones, v. 6, n. 1, p. 409, jan. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/pyr/v6n1/en_a09v6n1.pdf.

COSTA JÚNIOR, J. R. Compreensões de letramento estatístico entre licenciandos de matemática: explorando dimensões críticasem situação de formação. 2019. 229f. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

DEBELLIS, V. A.; GOLDIN, G. A. Aspects of affect: mathematical intimacy, mathematical integrity. In: ZASLAVSKY, O. (ed.). Proceedings of the 23rd annual conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME). Haifa, Israel: Technion Printing Center, 1999. v. 2, p. 249-256.

GÓMEZ-CHACÓN, I. M. Cuestiones afectivas en la enseñanza de las matemáticas: una perspectiva para el profesor. In: CONTRERAS, L. C.; BLANCO, L. J. Aportaciones a la formación inicial de maestros en el área de matemáticas: una mirada a la práctica docente. Cáceres: Ediciones Universidad de Extremadura, 2002, p. 23-58.

GÓMEZ-CHACÓN, I. M. G. Matemática emocional: los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid, Spain: Narcea, 2010.

GÓMEZ-CHACÓN, I. M.; MÁRBAN, J. M. Afecto y conocimeinto profesional docente en matemáticas. In: BADILLO, E; et al. (Orgs). Investigación sobre el profesor de matemáticas: formación, práctica de aula, conocimiento y competencia profesional. Salamanca, Spain: Ediciones Universidad Salamanca, 2019, p. 397-416.

GROOTENBOER, P.; HEMMINGS, B. Mathematics performance and the role played by affective and background factors. Mathematics Education Research Journal, v. 19, n. 3, p. 3-20, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF03217459.

GROOTENBOER, P; MARSHMAN, M. Mathematics, Affect and Learning: Middle School Students’ Beliefs and Attitudes About Mathematics Education. In: GROOTENBOER, P.; MARSHMAN, M. (Orgs). Mathematic, affect and learning: middle school student’s beliefs and attitudes about mathematics education. Singapore: Springer, 2016, p. 13-33.

HANNULA, M. S. Affect in mathematics education. In: LERMAN, S. (Org.). Encyclopedia of mathematics education. Cham: Springer, 2020, p. 32-36. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_174.

JONG, C. et al. What role does professional noticing play? Examining connections with affect and mathematical knowledge for teaching among preservice teachers. Zdm – Mathematics Education, v. 53, n. 1, p. 151-164, jan. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11858-020-01210-5.

LEDER, G.; GROOTENBOER, P. Affect and Mathematics Education. Mathematics Education Research Journal, n. 2, v. 17, p. 1-8, 2005.

LOPES, A. L. M. Processos de educação em saúde na cessação ao tabagismo: revisão sistemática e metassíntese. 2008. 226 f. Tese (Doutorado) - Curso de Mestrado em Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MARBÁN, J. M.; PALACIOS, A.; MAROTO, A. Enjoyment of teaching mathematics among pre-service teachers. Mathematics Education Research Journal, v. 33, p. 613-629, set. 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13394-020-00341-y.

MCLEOD, D. B. Beliefs, Attitudes, and Emotions: New Views of Affect in Mathematics Education. In: MCLEOD, D. B. et al. (Org.). Affect and Mathematical Problem Solving. New York: Springer, p. 255-258, 1989.

MCLEOD, D. B. Research on affect in mathematics education: a reconceptualization. In: D. A. Grouws (Org.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, v.1, p. 575-596, 1992.

PAVLOVICH, Meaghan. A Qualitative Case Study: understanding the mathematical identity of elementary preservice teachers. 2019. 197 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doctor of Education, University of Kansas, Kansas, 2019.

PHILIPP, R. A. Mathematics teachers’ beliefs and affect. In: LESTER JR, F. K. (Org.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning, v. 1, p. 257-315, 2007.

RADFORD, L. Of love, frustation, and mathematics: a cultural-historical approach to emotions in mathematics teaching and learning. In: PEPIN, B.; ROESKEN-WINTER, B. (Org.). From beliefs to dynamic affect systems in mathematics education. Cham: Springer, 2015, p. 25-49.

THOMPSON, A. Teachers’ beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: GROUWS, D. A. (Org.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, v. 1, p. 127–146. 1992.

TRACTENBERG, L. E. F. Colaboração docente e ensino colaborativo na educação superior em ciências, matemática e saúde: contexto, fundamentos e revisão sistemática. 2011. 320 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

ZAN, R. DI MARTINO, P. Attitude toward mathematics: overcoming positive/negative dichotomy. The Montana Mathematics Enthusiast, Monograph, v. 3, p. 157-168, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Silva, T. P. de S., & Medeiros, K. M. de. (2024). Afetividade no ensino de Matemática: uma revisão sistemática de pesquisas publicadas em âmbito internacional. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 93–111. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260378

Edição

Seção

ARTIGOS