A comparação de áreas de figuras planasemdiferentes ambientes: papel e lápis, materiais manipulativos e no apprenti géomètre 2

Autori

  • Anderson Douglas Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Paula Moreira Baltar Bellemain Universidade Federal de Pernambuco

Parole chiave:

área, grandeza geométrica, apprenti géomètre, teoria dos campos conceituais, recursos

Abstract

O presente artigo discute como alunos de 6º ano do ensino fundamental lidam com uma tarefa de comparação de áreas de figuras planas em ambientes com características distintas: Papel e Lápis, Materiais Manipulativos e no software de geometria Apprenti Géomètre 2. As bases teóricas da pesquisa são a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e a abordagem da área como grandeza, proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. Os sujeitos da pesquisa resolveram a tarefa em duplas, em um dos três ambientes supracitados. Os ambientes Materiais Manipulativos e Apprenti Géomètre 2 proporcionaram uma maior diversidade de possibilidades de ação, em relação ao Papel e Lápis, como o decalque com papel manteiga, a decomposição efetiva das figuras com tesoura e as ferramentas do menu, tais como mover, rotacionar, decompor e agrupar, por meio das quais foi possível realizar decomposição e recomposição sem perda nem sobreposição e sobrepor as figuras. Entre os teoremas-em-ação verdadeiros mobilizados pelos sujeitos estão “a área é invariante por isometrias”, observado em todos os ambientes, e “figuras equidecompostas têm áreas iguais”, identificado na resolução com o Apprenti Géomètre 2. Também foram observados indícios de teoremas-em-ação falsos como “duas figuras que têm mesma área são congruentes”.

Biografie autore

Anderson Douglas Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE).

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Educação Matemática com ênfase na Teoria Antropológica do Didático, investigando ensino e aprendizagem no campo das grandezas e medidas.

Riferimenti bibliografici

ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap. 4. p. 193-217.

BALDINI, L. A. F. Construção do conceito de área e perímetro: uma sequência didática com auxílio de software de geometria dinâmica. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004.

BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surfaces planes:une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. 1996. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) , -Université Joseph Fourier, Grenoble, França, 1996.

BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P. F. Um estudo da noção de grandeza eimplicações no Ensino Fundamental. Ed. Geral: John A. Fossa. Natal: SBHMat, 2002.

CREM, Apprenti Géomètre. Impact du logiciel Apprenti Géomètre sur certains apprentissages. Tome 2. Nivelles, Bélgica, Ministère de la Communauté Française, 2007.

DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane.Educational Studies in Mathematics. v. 20, n. 4, p. 387-424, 1989.

DUARTE, J. H. Análise de Situações Didáticas para a Construção do Conceito de Área, como Grandeza, no Ensino Fundamental. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) .-Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

FACCO, S. R. Conceito de área: uma proposta de ensino-aprendizagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, PUC/SP, São Paulo, 2003.

FERREIRA, L. de F. D. A construção do conceito de área e da relação entre área e perímetro no 3º ciclo do ensino fundamental: estudos sob a ótica da teoria dos campos conceituais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) -.Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

FERREIRA, L. de F. D.; BELLEMAIN, P. M. B. Estratégias utilizadas por alunos do 6º ano em questões da OBEMEP sobre as grandezas comprimento e área. 2013. Disponível em: <http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2899_1501_ID.pdf> Acesso em: 23 de fevereiro de. 2016.

LIMA, P. F.; BELLEMAIN, P. M. B. Habilidades matemáticas relacionadascom grandezas e medidas.In: FONSECA, M. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas reflexões a partir do NIAF 2002. São Paulo: Global, 2004.

PESSOA, G. S. Um estudo diagnóstico sobre o cálculo da área de figuras planas na malha quadriculada: influência de algumas variáveis. 2010.Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) -Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

PORTAL DO LEMATEC. Home. Disponível em: <http://www.lematec.no-ip.org/>. Acessoem: 27de dezembro de. 2016.

SILVA, A. D. P. R. da. Ensino e aprendizagem de área como grandeza geométrica: um estudo por meio dos ambientes papel e lápis, materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre2 no 6º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) -Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

TELES, R. A. de M. Imbricações entre os campos conceituais das grandezas geométrica e suas medidas, da álgebra e das funções: um estudo sobre as fórmulas de área no ensino fundamental. 2007.Tese (Doutorado em Educação) . -Centro de Educação, UFPE, Recife, 2007.

VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceptuais. In: BRUN, JEAN. Didática das Matemáticas. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget –HorizontesPedagógicos,p. 155-191,1996.p. 155-191.

Pubblicato

2017-02-03

Come citare

Rodrigues, A. D., & Bellemain, P. M. B. (2017). A comparação de áreas de figuras planasemdiferentes ambientes: papel e lápis, materiais manipulativos e no apprenti géomètre 2. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(3). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2904

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS