Álgebra escolar na contemporaneidade: uma discussão necessária
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.12004Palavras-chave:
álgebra escolar, linguagem algébrica, pensamento algébricoResumo
Esse texto tem por objetivo realizar uma reflexão acerca da álgebra escolar na contemporaneidade. Na primeira seção do texto, temos uma tentativa de caracterização desse campo da matemática, que revelou assumir duas definições. Uma na qual a álgebra escolar é entendida como uma linguagem específica utilizada para representar valores, essencialmente desconhecidos, e outra em que a álgebra escolar é vista como uma maneira peculiar de pensar acerca de situações matemáticas. A partir de então, temos duas outras seções nesse texto. A primeira com uma discussão do ensino de álgebra com foco na linguagem algébrica e a segunda com uma reflexão acerca do ensino de álgebra com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico. Concluímos nosso texto defendendo que o ensino de álgebra na educação básica deva ocorrer com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico, em que os objetos algébricos e a linguagem utilizada para representa-los devam ser aprendidos pelos alunos de forma significativa.
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