Recursos digitais e aprendizagem por pares: da formação de professores de matemática em período de pandemia

Autores

  • Patrícia Zanon Peripolli Universidade Franciscana
  • Patricia Cristiane da Cunha Xavier Universidade Franciscana
  • Janilse Fernandes Nunes Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247784

Palavras-chave:

tecnologias digitais, aprendizagem por pares, educação matemática, formação docente

Resumo

O presente artigo é parte da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciência e Matemática vinculada ao curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECIMAT, o qual apresenta o relato da atividade desenvolvida, na turma de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior da região central do Rio Grande do Sul. O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da união entre a metodologia da Aprendizagem por Pares e Recursos Digitais na formação inicial de professores de Matemática dentro de uma disciplina de Prática enquanto componente curricular. Como ferramenta de pesquisa foi feito uso de tecnologias disponíveis gratuitamente na Web, como Google Classroom e YouTube. De maneira geral, constata-se a partir das falas dos licenciandos o quão enriquecedor foi a proposta para a formação profissional deles.

Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana

Licenciada em Matemática- IFFar

Mestra em Educação Profisisonal e Tecológica - UFSM

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática- UFN

Patricia Cristiane da Cunha Xavier, Universidade Franciscana

Licenciada em Matemática - UFSM

Mestra em Engenharia de Produção - UFSM

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática- UFN

 

Janilse Fernandes Nunes, Universidade Franciscana

Licenciada em Pedagogia - UFN

Mestra em Educação- Unisinos

Doutora em Educação - UFSM

atualmente professora da Universidade Franciscana (UFN)

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Peripolli, P. Z., Xavier, P. C. da C., & Nunes, J. F. (2020). Recursos digitais e aprendizagem por pares: da formação de professores de matemática em período de pandemia. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247784

Edição

Seção

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19