“Como faço a conta?” – Esquemas mentais e registros de representações das operações do campo aditivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250393

Palavras-chave:

campo aditivo, processos resolutivos, anos iniciais

Resumo

Este artigo fomenta uma discussão sobre o ensino de diferentes esquemas de pensamento e de registros escritos relativos aos processos resolutivos das operações do campo aditivo. O aporte teórico engloba as ideias de Vergnaud sobre o campo conceitual aditivo e de Humphreys e Parker sobre a prática das conversas numéricas como auxiliares na criação de estratégias de resolução. Os dados foram coletados em uma atividade de ensino realizada com 35 estudantes concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Estado de Sergipe - Brasil. Os resultados da análise dos processos resolutivos das operações do campo aditivo apresentados pelos estudantes revelam que eles tiveram melhor desempenho nas situações menos complexas, e mais dificuldade em utilizar a estratégia que requeria decompor o subtraendo. Também sinalizaram que o ensino de diferentes formas de solução permite aos estudantes a criação ou adaptação de esquemas mentais que favorecem a compreensão dos procedimentos resolutivos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Etcheverria, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora da área de ensino de Matemática do Departamento de Matemática de Itabaiana - UFS.

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIAN

Tânia Maria Mendonça Campos, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Professora Emérita da Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Etcheverria, T. C., Silva, A. da F. G., & Campos, T. M. M. (2021). “Como faço a conta?” – Esquemas mentais e registros de representações das operações do campo aditivo. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250393

Edição

Seção

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais