Construção de gibi como facilitador do processo de ensino-aprendizagem em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240721Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação de professores, Ensino SuperiorResumo
Há uma perspectiva do ensino de geografia baseada simplesmente de uma mnemônica constante, que acaba por não colaborar com uma aprendizagem significativa para a vida em sociedade e que também não desperta o interesse do estudante em relação à disciplina de geografia, pelo modo que a mesma é trabalhada no cotidiano do ensino sistematizado. Logo, pretende-se aqui demonstrar a importância da utilização de ferramentas didático-pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de geografia no ensino superior, considerando a necessidade de ressignificação da relação temporo-espacial, em prol da educação e do raciocínio geográfico que propiciem aos indivíduos um novo posicionamento, à criticidade e à reflexão. Contudo, as mesmas não podem ser utilizadas como um “cabide”, mas sim um meio para o processo de ensino de geografia, ou seja, para o ensino de forma geral, e especificamente o de geografia, não se pode impor modelos pedagógicos, tão pouco modelos pré-moldados de ensino, sem que haja uma flexibilização em relação às metodologias de ensino-aprendizagem.
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