O USO DE MÉTODOS DIDÁTICOS PARA A COMPREENSÃO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

THALES SILVEIRA SOUTO, Gláucia Muniz Silva, Ligian Cristiano Gomes, Ricardo Stedile Neto

Resumo


A prática pedagógica proporciona vivências enriquecedoras para a formação docente, como também, para o principal público alvo, os educandos. A vista disto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade didática com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para auxiliá-los na compreensão de uma importante área para análise e entendimento do espaço geográfico: a cartografia. Enfatiza-se que houve a inclusão de mapas e cartas topográficas para a compreensão do assunto abordado. Ao final da realização desta prática pedagógica os alunos dessa idade escolar analisaram e compreenderam a importância da cartografia para o entendimento do espaço e a relação sociedade e natureza.


Palavras-chave


Cartografia; Métodos de ensino/aprendizagem; Ensino fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, G. P. de. Transposição didática: por onde começar. São Paulo: Cortez, 2007.

ARAÚJO, F. U. Disciplina, indisciplina e a complexidade do cotidiano escolar. In: OLIVERIA, M. K. SOUZA, D. T. REGO, T. C. (Org.) Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2000.

ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR / IBGE. – 5 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

DAMIS, O. T. Didática e ensino: Relações e pressupostos. In: Ilma Passos Veiga (Org.). Repensando a Didática. 21 ed. Campinas/SP: Papirus, 2004.

FONSECA, F. P.; OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: O caso da cartografia. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: Prática e formação de educadores. 2º ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.

KOCH, S. M. Alfabetização cartográfica - problema ou solução? Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, RS, Brasil, v. 26, p. 83-86, jul. 2000.

LOCH, R. E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

VESENTINI, J. W. Educação e ensino da Geografia: Instrumentos de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ensino de Geografia (Recife)



INDEXADORES E BASE DE DADOS