O uso de métodos didáticos para a compreensão da cartografia no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241106Parole chiave:
Cartografia, Métodos de ensino/aprendizagem, Ensino fundamentalAbstract
A prática pedagógica proporciona vivências enriquecedoras para a formação docente, como também, para o principal público alvo, os educandos. A vista disto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade didática com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para auxiliá-los na compreensão de uma importante área para análise e entendimento do espaço geográfico: a cartografia. Enfatiza-se que houve a inclusão de mapas e cartas topográficas para a compreensão do assunto abordado. Ao final da realização desta prática pedagógica os alunos dessa idade escolar analisaram e compreenderam a importância da cartografia para o entendimento do espaço e a relação sociedade e natureza.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, G. P. de. Transposição didática: por onde começar. São Paulo: Cortez, 2007.
ARAÚJO, F. U. Disciplina, indisciplina e a complexidade do cotidiano escolar. In: OLIVERIA, M. K. SOUZA, D. T. REGO, T. C. (Org.) Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2000.
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR / IBGE. – 5 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.
CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006.
DAMIS, O. T. Didática e ensino: Relações e pressupostos. In: Ilma Passos Veiga (Org.). Repensando a Didática. 21 ed. Campinas/SP: Papirus, 2004.
FONSECA, F. P.; OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: O caso da cartografia. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: Prática e formação de educadores. 2º ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.
KOCH, S. M. Alfabetização cartográfica - problema ou solução? Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, RS, Brasil, v. 26, p. 83-86, jul. 2000.
LOCH, R. E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
VESENTINI, J. W. Educação e ensino da Geografia: Instrumentos de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 THALES SILVEIRA SOUTO, Gláucia Muniz Silva, Ligian Cristiano Gomes, Ricardo Stedile Neto

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.