O uso de métodos didáticos para a compreensão da cartografia no ensino fundamental

Autores/as

  • Thales Silveira Souto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gláucia Muniz Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Ligian Cristiano Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Stedile Neto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241106

Palabras clave:

Cartografia, Métodos de ensino/aprendizagem, Ensino fundamental

Resumen

A prática pedagógica proporciona vivências enriquecedoras para a formação docente, como também, para o principal público alvo, os educandos. A vista disto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade didática com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para auxiliá-los na compreensão de uma importante área para análise e entendimento do espaço geográfico: a cartografia. Enfatiza-se que houve a inclusão de mapas e cartas topográficas para a compreensão do assunto abordado. Ao final da realização desta prática pedagógica os alunos dessa idade escolar analisaram e compreenderam a importância da cartografia para o entendimento do espaço e a relação sociedade e natureza.

Biografía del autor/a

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria, RS. Bolsista CAPES. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na mesma Universidade. Bolsista CAPES (2016). Especialista em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2017), na mesma Universidade. Graduado em Geografia com habilitação em Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) / Campus Pontal, em Ituiutaba, MG (2014). Discente Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA). Atuo como educador desde 2016 por meio de aulas particulares e no Ensino para Jovens e Adultos (EJA) no Centro Educacional DOM / Polo Santa Maria, RS.

Gláucia Muniz Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa formada pela Universidade Federal de Uberlândia na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, habilitação em licenciatura e bacharelado. Estudante de Pós Graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Docente da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais

Ligian Cristiano Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo interesse nos seguintes temas: geografia cultural, (re) organização espacial, transformações espaciais e desenvolvimento local/regional.

Ricardo Stedile Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, sob a temática de Geografia Cultural. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Schiavone Cardoso. Membro do Grupo de Estudos Regionais e Agrários (NERA) e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente. Desenvolve pesquisas nas temáticas de Geografia Cultural e Organização do Espaço. Professor de Geografia do Ensino Fundamental II da Escola Maria Rainha (Júlio de Castilhos).

 

Citas

ALMEIDA, G. P. de. Transposição didática: por onde começar. São Paulo: Cortez, 2007.

ARAÚJO, F. U. Disciplina, indisciplina e a complexidade do cotidiano escolar. In: OLIVERIA, M. K. SOUZA, D. T. REGO, T. C. (Org.) Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2000.

ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR / IBGE. – 5 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

DAMIS, O. T. Didática e ensino: Relações e pressupostos. In: Ilma Passos Veiga (Org.). Repensando a Didática. 21 ed. Campinas/SP: Papirus, 2004.

FONSECA, F. P.; OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: O caso da cartografia. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: Prática e formação de educadores. 2º ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.

KOCH, S. M. Alfabetização cartográfica - problema ou solução? Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, RS, Brasil, v. 26, p. 83-86, jul. 2000.

LOCH, R. E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

VESENTINI, J. W. Educação e ensino da Geografia: Instrumentos de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Souto, T. S., Silva, G. M., Gomes, L. C., & Neto, R. S. (2019). O uso de métodos didáticos para a compreensão da cartografia no ensino fundamental. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 116–128. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241106