The use of methods didactic for comprehension of cartography in the elementary school

Authors

  • Thales Silveira Souto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gláucia Muniz Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Ligian Cristiano Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Stedile Neto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241106

Keywords:

Cartografia, Métodos de ensino/aprendizagem, Ensino fundamental

Abstract

The pedagogical practice provides enriching experiences for teacher training, as well as for the main target audience, learners. In view of this, the objective of this work was to develop a didactic activity with the students of the 6th year of elementary school to help them to understand an important area for analysis and understanding of geographic space: cartography. It is emphasized that maps and charts were included to understand the subject. At the end of the accomplishment of this pedagogical practice the students of this school age analyzed and understood the importance of the cartography for the understanding of the space and the relation society and nature.

Author Biographies

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria, RS. Bolsista CAPES. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na mesma Universidade. Bolsista CAPES (2016). Especialista em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2017), na mesma Universidade. Graduado em Geografia com habilitação em Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) / Campus Pontal, em Ituiutaba, MG (2014). Discente Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA). Atuo como educador desde 2016 por meio de aulas particulares e no Ensino para Jovens e Adultos (EJA) no Centro Educacional DOM / Polo Santa Maria, RS.

Gláucia Muniz Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa formada pela Universidade Federal de Uberlândia na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, habilitação em licenciatura e bacharelado. Estudante de Pós Graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Docente da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais

Ligian Cristiano Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo interesse nos seguintes temas: geografia cultural, (re) organização espacial, transformações espaciais e desenvolvimento local/regional.

Ricardo Stedile Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, sob a temática de Geografia Cultural. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Schiavone Cardoso. Membro do Grupo de Estudos Regionais e Agrários (NERA) e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente. Desenvolve pesquisas nas temáticas de Geografia Cultural e Organização do Espaço. Professor de Geografia do Ensino Fundamental II da Escola Maria Rainha (Júlio de Castilhos).

 

References

ALMEIDA, G. P. de. Transposição didática: por onde começar. São Paulo: Cortez, 2007.

ARAÚJO, F. U. Disciplina, indisciplina e a complexidade do cotidiano escolar. In: OLIVERIA, M. K. SOUZA, D. T. REGO, T. C. (Org.) Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2000.

ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR / IBGE. – 5 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

DAMIS, O. T. Didática e ensino: Relações e pressupostos. In: Ilma Passos Veiga (Org.). Repensando a Didática. 21 ed. Campinas/SP: Papirus, 2004.

FONSECA, F. P.; OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: O caso da cartografia. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: Prática e formação de educadores. 2º ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.

KOCH, S. M. Alfabetização cartográfica - problema ou solução? Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, RS, Brasil, v. 26, p. 83-86, jul. 2000.

LOCH, R. E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

VESENTINI, J. W. Educação e ensino da Geografia: Instrumentos de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

Published

2019-07-01

How to Cite

Souto, T. S., Silva, G. M., Gomes, L. C., & Neto, R. S. (2019). The use of methods didactic for comprehension of cartography in the elementary school. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 116–128. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241106