GEOGRAFIA ESCOLAR E CURRÍCULO: APORTES DA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO E DOS POSTULADOS ACADÊMICOS

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Sidelmar Alves da Silva Kunz

Resumo


Neste trabalho apresentamos a construção do saber geográfico tendo como prerrogativa as orientações didático-pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Por meio dos princípios norteadores do raciocínio geográfico é possível construirmos caminhos para uma base conceitual e categorial do pensamento geográfico em sua ponte com a Geografia Escolar, buscando o aperfeiçoamento e aprofundamento da base epistemológica da Geografia para a prática cotidiana em sala de aula e construção de novas possibilidades curriculares, fortalecidas pelo resgate do escopo teórico e metodológico da Geografia. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é propor uma dialogia entre as produções e reflexões acadêmicas, voltadas e referentes à Geografia Escolar, com a construção de novas vias curriculares para esta ciência. Por meio dos elementos constituintes do cerne da chegada dos postulados epistemológicos da Geografia na escola, vislumbra-se como foco no debate a apresentação de caminhos para construção curricular para a Geografia no ambiente escolar.


Palavras-chave


Geografia Escolar, Currículo, Epistemologia da Geografia, Raciocínio Geográfico.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2019.v2n2id242168



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