Geografia escolar e currículo: aportes da construção do saber geográfico e dos postulados acadêmicos

Autores/as

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal https://orcid.org/0000-0003-4238-0139
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242168

Palabras clave:

Geografia Escolar, Currículo, Epistemologia da Geografia, Raciocínio Geográfico.

Resumen

Neste trabalho apresentamos a construção do saber geográfico tendo como prerrogativa as orientações didático-pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Por meio dos princípios norteadores do raciocínio geográfico é possível construirmos caminhos para uma base conceitual e categorial do pensamento geográfico em sua ponte com a Geografia Escolar, buscando o aperfeiçoamento e aprofundamento da base epistemológica da Geografia para a prática cotidiana em sala de aula e construção de novas possibilidades curriculares, fortalecidas pelo resgate do escopo teórico e metodológico da Geografia. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é propor uma dialogia entre as produções e reflexões acadêmicas, voltadas e referentes à Geografia Escolar, com a construção de novas vias curriculares para esta ciência. Por meio dos elementos constituintes do cerne da chegada dos postulados epistemológicos da Geografia na escola, vislumbra-se como foco no debate a apresentação de caminhos para construção curricular para a Geografia no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro/SP. Mestrado pela Universidade de Brasília. Doutor pela niversidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro/SP.

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília. Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília - DF, Pesquisador do Inep, Membro do Grupo de
Estudos e Pesquisas sobre as Contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Brasileira (GEPAT

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Publicado

2019-12-16

Cómo citar

de Araújo, G. C. C., & Kunz, S. A. da S. (2019). Geografia escolar e currículo: aportes da construção do saber geográfico e dos postulados acadêmicos. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(2), 99–112. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242168