Geografia escolar e currículo: aportes da construção do saber geográfico e dos postulados acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242168Parole chiave:
Geografia Escolar, Currículo, Epistemologia da Geografia, Raciocínio Geográfico.Abstract
Neste trabalho apresentamos a construção do saber geográfico tendo como prerrogativa as orientações didático-pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Por meio dos princípios norteadores do raciocínio geográfico é possível construirmos caminhos para uma base conceitual e categorial do pensamento geográfico em sua ponte com a Geografia Escolar, buscando o aperfeiçoamento e aprofundamento da base epistemológica da Geografia para a prática cotidiana em sala de aula e construção de novas possibilidades curriculares, fortalecidas pelo resgate do escopo teórico e metodológico da Geografia. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é propor uma dialogia entre as produções e reflexões acadêmicas, voltadas e referentes à Geografia Escolar, com a construção de novas vias curriculares para esta ciência. Por meio dos elementos constituintes do cerne da chegada dos postulados epistemológicos da Geografia na escola, vislumbra-se como foco no debate a apresentação de caminhos para construção curricular para a Geografia no ambiente escolar.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CALLAI, Helena Copetti. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 1995.
CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas vol. 25 n.66 pg. 209-225 maio/agosto 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000200005&lng=pt&tlng=pt
Acesso em: 03 ago. 2019.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A Superação dos limites para uma educação geográfica
significativa: um estudo sobre a e na cidade. Revista Geográfica de América Central, Costa
Rica, Número Especial EGAL, p. 1-25, 2011. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr//index.php/geografica/article/view/2897 Acesso em: 03 ago. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1991.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
PONTUSCKHA, NidiaNacib.; PAGANELLI, Tomokolyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Sidelmar Alves da Silva Kunz

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.