A iniciação à docência em geografia: uma ponte entre educação superior e educação básica

Autores

  • Raimunda Aurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • Francielma de Souza Gomes Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242577

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Básica, Educação Superior, Iniciação à Docência

Resumo

Iniciar a docência na condição de aluno estagiário é uma etapa em que se materializam teoria e prática e, por essa razão, exige estudos, discussões e reflexões. Assim, o presente trabalho objetiva refletir sobre a iniciação à docência em Geografia como ponte necessária entre a Educação Superior e a Básica para um processo contínuo de construção e reconstrução da prática docente, do ser professor. Para os alunos estagiários que passam a ter contato com o universo da sala de aula, ser acolhido pelos professores do curso na Universidade e poder relatar a experiência vivenciada, é relevante no sentido de desfazer práticas centralizadas no aulismo, nos livros didáticos e na memorização. Como resultado, destaca-se que as Licenciaturas precisam ser assumidas pelo conjunto dos docentes no processo formativo e não somente pelo responsável do estágio, para que, ao sair da universidade, não fique para os licenciandos, o vazio de uma formação que não o ensinou a ser professor.

 

Biografia do Autor

Raimunda Aurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Professora Ajunta da UPE/Campus Petrolina, pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE/Petrolina. Coordena o Centro de Estudos Agrarios - CEA na mesma Instituição.

Francielma de Souza Gomes, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Graduada em Geografia e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Dias de Sousa, R. A., & Gomes, F. de S. (2020). A iniciação à docência em geografia: uma ponte entre educação superior e educação básica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 204–223. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242577