A iniciação à docência em geografia: uma ponte entre educação superior e educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242577Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Educação Básica, Educação Superior, Iniciação à DocênciaResumo
Iniciar a docência na condição de aluno estagiário é uma etapa em que se materializam teoria e prática e, por essa razão, exige estudos, discussões e reflexões. Assim, o presente trabalho objetiva refletir sobre a iniciação à docência em Geografia como ponte necessária entre a Educação Superior e a Básica para um processo contínuo de construção e reconstrução da prática docente, do ser professor. Para os alunos estagiários que passam a ter contato com o universo da sala de aula, ser acolhido pelos professores do curso na Universidade e poder relatar a experiência vivenciada, é relevante no sentido de desfazer práticas centralizadas no aulismo, nos livros didáticos e na memorização. Como resultado, destaca-se que as Licenciaturas precisam ser assumidas pelo conjunto dos docentes no processo formativo e não somente pelo responsável do estágio, para que, ao sair da universidade, não fique para os licenciandos, o vazio de uma formação que não o ensinou a ser professor.
Referências
BRASIL - Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação. Portaria Nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: https://www.capes.gov.br. Acesso em 09/06/2016.
BRASIL - Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação. Decreto Nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto7219_Pibid_240610.pdf . Acesso em 09/06/2016.
BRASIL - Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação. Relatório de Gestão 2009-2014 produzido pela Secretaria de Educação Básica da CAPES e publicado em agosto de 2015. Disponível em http://www.capes.gov. Acesso em 01/07/2016.
BRASIL - Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores na Educação Básica: Resolução CNE/CP n.º 2 de 19 de fevereiro de 2002, do Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em 10/08/2016
BRASIL - Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores na Educação Básica: Resolução CNE/CP n.º 2 de 1 julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12/08/2016
BRASIL - Ministério da Educação – Fundação Capes. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em 20/09/2014.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado. Ciência e Educação, São Paulo, v. 7, n. 1, p.113-122, jan. 2001.
CAMPOS, Margarida de Cássia. A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p.3-15, dez. 2012.
CACETE, Núria Hanglei. Formação do professor de geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE, v. 7, n. 2, p.3-11, jul. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez,1997.
GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n 100.p.33-46, dez/jan/fev. 2013-2014
KIMURA, Shoko. Geografia no Ensino Básico: Questões e propostas. São Paulo.2ed: Contexto, 2014.
LUDKE Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
LOPES JUNIOR, WILSON. Os diferentes saberes na formação do professor de geografia. Actageo.v. 4, n. 7, p.169-183, jul. 2010.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 1, n. 14, p.98-110, jun. 2000.
NÓVOA, Antonio. Professores imagem do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Cap.02. p.30
NÓVOA, António et al. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo de formação de professores. In: GATTI, Bernadete Angelina (org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013. Cap. 10. p. 199-210.
PENTEADO, Adriane de Lima. A profissionalidade docente para a educação básica de qualidade social: Possibilidade do Programa
Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID). 2015. 175 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, [s.l], v. 3, n. 3, p.5-24, dez. 2005/06
PINHEIRO, Antonio Carlos. Dilemas da Formação do Professor de Geografia no Ensino Superior. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação de Professores: Concepções e Práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006. p. 91-108.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. Magistério Formação e Trabalho Pedagógico: a prática de ensino e o estágio supervisionado. 15. ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2008.
SOUZA, Vanilton Camilo; ZANATTA, Beatriz Aparecida. Concepções de Prática de Ensino e Formação de Professores de Geografia In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação de Professores: Concepções e Práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006. p.67 -87.
SOUZA NETO, Manoel Ferdandes de. Aula de Geografia. 2 ed. Campina Grande: Bagagem, 2008, p.28.
SOUZA, Raimunda Áurea Dias. Ensino e pesquisa em geografia. Revista de Ensino de Geografia: Uberlândia, v.7, n.12.p.71-81, jun.2016.
ZEICHNER, Kenneth M. A Formação Reflexiva dos Professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raimunda Aurea Dias de Sousa, Francielma de Souza Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.