A iniciação à docência em geografia: uma ponte entre educação superior e educação básica
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242577Mots-clés :
Estágio Supervisionado, Educação Básica, Educação Superior, Iniciação à DocênciaRésumé
Iniciar a docência na condição de aluno estagiário é uma etapa em que se materializam teoria e prática e, por essa razão, exige estudos, discussões e reflexões. Assim, o presente trabalho objetiva refletir sobre a iniciação à docência em Geografia como ponte necessária entre a Educação Superior e a Básica para um processo contínuo de construção e reconstrução da prática docente, do ser professor. Para os alunos estagiários que passam a ter contato com o universo da sala de aula, ser acolhido pelos professores do curso na Universidade e poder relatar a experiência vivenciada, é relevante no sentido de desfazer práticas centralizadas no aulismo, nos livros didáticos e na memorização. Como resultado, destaca-se que as Licenciaturas precisam ser assumidas pelo conjunto dos docentes no processo formativo e não somente pelo responsável do estágio, para que, ao sair da universidade, não fique para os licenciandos, o vazio de uma formação que não o ensinou a ser professor.
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