EDUCAR PARA PRESERVAR: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PLANETÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Claudio José dos Santos Júnior, Jackson Pinto Silva

Resumo


O projeto “Educar para preservar: levando a Educação Ambiental para as comunidades e bairros de Maceió” teve como proposta a realização de ações educativas que proporcionassem aos adolescentes vivências visando o conhecimento de conceitos básicos de sustentabilidade e temas correlatos a educação ambiental. Foram trabalhados temas como saneamento básico, reciclagem, coleta seletiva, tráfico e direitos dos animais. O projeto foi voltado para 40 estudantes entre o 7º e o 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Pedro II. Escolhemos esta faixa etária porque nesta fase de amadurecimento, trazer conceitos e discussões sobre sustentabilidade pode causar um grande impacto ao adolescente, que guardará os conhecimentos e os aplicará em sua vida.Com a implementação do projeto contribui-se para desenvolvimento de uma consciência sustentável, de modo que os conhecimentos foram adquiridos na sala de aula. Os alunos eram livres para expressar suas opiniões sobre os temas propostos e desafiados a compartilhar seus novos conhecimentos com sua comunidade (alunos de outras turmas, familiares, amigos e vizinhos).


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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id242973

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