Educar para preservar: extensão universitária em educação ambiental e saúde planetária na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242973Parole chiave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Comunidade, ExtensãoAbstract
O projeto “Educar para preservar: levando a Educação Ambiental para as comunidades e bairros de Maceió” teve como proposta a realização de ações educativas que proporcionassem aos adolescentes vivências visando o conhecimento de conceitos básicos de sustentabilidade e temas correlatos a educação ambiental. Foram trabalhados temas como saneamento básico, reciclagem, coleta seletiva, tráfico e direitos dos animais. O projeto foi voltado para 40 estudantes entre o 7º e o 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Pedro II. Escolhemos esta faixa etária porque nesta fase de amadurecimento, trazer conceitos e discussões sobre sustentabilidade pode causar um grande impacto ao adolescente, que guardará os conhecimentos e os aplicará em sua vida.Com a implementação do projeto contribui-se para desenvolvimento de uma consciência sustentável, de modo que os conhecimentos foram adquiridos na sala de aula. Os alunos eram livres para expressar suas opiniões sobre os temas propostos e desafiados a compartilhar seus novos conhecimentos com sua comunidade (alunos de outras turmas, familiares, amigos e vizinhos).
Riferimenti bibliografici
BONOTTO, D. M. B; CARVALHO, M. B. S. S. Educação Ambiental e valores na escola:buscando espaços, investindo em novos tempos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
BORGES, Aylana Laíssa Medeiros; JUNIOR, João Correia Saraiva. A Educação Ambiental no âmbito escolar: um estudo em uma escola municipal de Sítio Novo (RN). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 115-122, 2016.
BRANCALIONE, L. Educação ambiental: refletindo sobre aspectos históricos, legais e sua importância no contexto social. Revista do IDEAU, v. 11, n. 23, 2016.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental:a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DEMOLY, K. R. A.; SANTOS, J. S. B..Aprendizagem, educação ambiental e escola: modos de em-agir na experiência de estudantes e professores.Ambient. soc.. 2018, vol.21, e00872. 2018. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0087r2vu18l1ao.JACOBI, Pedro.
Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.Cad. Pesqui.[online], n. 118, p.189-206, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008.MARCATTO, Celso Educação ambiental:conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64 p.MEDEIROS, B. A. et al.A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais.
Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n.1, 2011.MENEZES, J. B. F. de et al.Conceitos, práticas de educação ambiental e formação cidadã na escola. Ambiente e Educação:Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 23, n. 1, 2018.
PADUA, Suzana Machado. A Importância da EA na Proteção da Biodiversidade no Brasil. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3eft1TF. Acesso em: 13 de abril 2020.SILVA, M. A.; SOUZA, R. E. Ensino da educação ambiental no cotidiano do espaço escolar. Revista da EVASF, v. 7, n.13,p. 112-116, 2017.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Claudio José dos Santos Júnior, Jackson Pinto Silva

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.