Educar para preservar: extensão universitária em educação ambiental e saúde planetária na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242973

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Comunidade, Extensão

Resumo

O projeto “Educar para preservar: levando a Educação Ambiental para as comunidades e bairros de Maceió” teve como proposta a realização de ações educativas que proporcionassem aos adolescentes vivências visando o conhecimento de conceitos básicos de sustentabilidade e temas correlatos a educação ambiental. Foram trabalhados temas como saneamento básico, reciclagem, coleta seletiva, tráfico e direitos dos animais. O projeto foi voltado para 40 estudantes entre o 7º e o 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Pedro II. Escolhemos esta faixa etária porque nesta fase de amadurecimento, trazer conceitos e discussões sobre sustentabilidade pode causar um grande impacto ao adolescente, que guardará os conhecimentos e os aplicará em sua vida.Com a implementação do projeto contribui-se para desenvolvimento de uma consciência sustentável, de modo que os conhecimentos foram adquiridos na sala de aula. Os alunos eram livres para expressar suas opiniões sobre os temas propostos e desafiados a compartilhar seus novos conhecimentos com sua comunidade (alunos de outras turmas, familiares, amigos e vizinhos).

Biografia do Autor

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Mestrando. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologia Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió (AL), Brasil

Jackson Pinto Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestre em Análise de Sistemas Ambientais. Geógrafo. Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió (IFAL)

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Santos Júnior, C. J. dos, & Silva, J. P. (2020). Educar para preservar: extensão universitária em educação ambiental e saúde planetária na educação básica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 101–115. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242973