Educar para preservar: extensão universitária em educação ambiental e saúde planetária na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242973Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Comunidade, ExtensãoResumo
O projeto “Educar para preservar: levando a Educação Ambiental para as comunidades e bairros de Maceió” teve como proposta a realização de ações educativas que proporcionassem aos adolescentes vivências visando o conhecimento de conceitos básicos de sustentabilidade e temas correlatos a educação ambiental. Foram trabalhados temas como saneamento básico, reciclagem, coleta seletiva, tráfico e direitos dos animais. O projeto foi voltado para 40 estudantes entre o 7º e o 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Pedro II. Escolhemos esta faixa etária porque nesta fase de amadurecimento, trazer conceitos e discussões sobre sustentabilidade pode causar um grande impacto ao adolescente, que guardará os conhecimentos e os aplicará em sua vida.Com a implementação do projeto contribui-se para desenvolvimento de uma consciência sustentável, de modo que os conhecimentos foram adquiridos na sala de aula. Os alunos eram livres para expressar suas opiniões sobre os temas propostos e desafiados a compartilhar seus novos conhecimentos com sua comunidade (alunos de outras turmas, familiares, amigos e vizinhos).
Referências
BONOTTO, D. M. B; CARVALHO, M. B. S. S. Educação Ambiental e valores na escola:buscando espaços, investindo em novos tempos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
BORGES, Aylana Laíssa Medeiros; JUNIOR, João Correia Saraiva. A Educação Ambiental no âmbito escolar: um estudo em uma escola municipal de Sítio Novo (RN). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 115-122, 2016.
BRANCALIONE, L. Educação ambiental: refletindo sobre aspectos históricos, legais e sua importância no contexto social. Revista do IDEAU, v. 11, n. 23, 2016.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental:a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DEMOLY, K. R. A.; SANTOS, J. S. B..Aprendizagem, educação ambiental e escola: modos de em-agir na experiência de estudantes e professores.Ambient. soc.. 2018, vol.21, e00872. 2018. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0087r2vu18l1ao.JACOBI, Pedro.
Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.Cad. Pesqui.[online], n. 118, p.189-206, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008.MARCATTO, Celso Educação ambiental:conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64 p.MEDEIROS, B. A. et al.A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais.
Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n.1, 2011.MENEZES, J. B. F. de et al.Conceitos, práticas de educação ambiental e formação cidadã na escola. Ambiente e Educação:Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 23, n. 1, 2018.
PADUA, Suzana Machado. A Importância da EA na Proteção da Biodiversidade no Brasil. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3eft1TF. Acesso em: 13 de abril 2020.SILVA, M. A.; SOUZA, R. E. Ensino da educação ambiental no cotidiano do espaço escolar. Revista da EVASF, v. 7, n.13,p. 112-116, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Claudio José dos Santos Júnior, Jackson Pinto Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.