A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JEAN HÉBETTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA

Gabriel Renan Neves Barros, Alan Bizerra Martins, Kassia Raylene Sousa da Silva

Resumo


Este relato de experiência produzido após a realização do estágio docente visa compreender como podemos avançar para um Ensino de Geografia voltado para a Educação do Campo. Para tal, realizou-se na Escola Família agrícola Jean Hébette, localizada no município de Marabá-PA a disciplina de Estágio Docente III. A disciplina foi ofertada entre os meses de outubro de 2017 a março de 2018. A ementa da disciplina nos permitiu trabalhar esta etapa do estágio em escolas com propostas pedagógicas diferentes daquelas já trabalhadas no Estágio Docente I (Ensino Fundamental II) e no Estágio Docente II (Ensino Médio). Está experiencia teve a colaboração do Prof. Me. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza (coordenador de estágio), da Prof. Dr.ª Élida Pasini Tonetto, do Prof. Me. Gabriel Renan Neves Barros e da Prof.ª Ana Lenira Nunes Cysne de Souza. Optamos por duas escolas que ofertam diferentes modalidades de ensino, que são as modalidades da Educação do Campo e da Educação Indígena.  Foram escolhidas a Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette, localizada no km 23 da BR-230 (Transamazônica), no município de Marabá/PA e a Escola Indígena Estadual Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatêjê, localizado na Aldeia Kyikatêjê. A EFA é uma Escola Municipal de Ensino Fundamental integrada a Rede Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e é sobre a experiência do estágio nesta escola que depreendemos esta pesquisa. 


Palavras-chave


Educação do Campo; Ensino de Geografia; Estágio Docente; Currículo; Alternância pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, Amélia C. A. O papel da pesquisa e da experiência na formação dos professores de geografia: reflexões a partir dos estágios supervisionados. Revista de Geografia (UFPE) v. 30, n. 1, 2013. p. 40-54.

Escola Família Rural (EFA) de Marabá comemora 20 anos. Disponível em: http://rogeriolmeidafuro.blogspot.com.br/2016/03/escola-familia-rural-efa-de-maraba.html. Acesso em: 22 jan. 2018.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ZIMMERMANN, A; VENDRUSCOLO R; DORNELES S. B. Educação do campo: o processo de implementação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari (CFR/VJ). In: Geografia Ensino & Pesquisa. v. 17, n.3 p. 79 -90, set./dez. 2013.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id244375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS