A experiência do estágio docente em geografia na escola família agrícola jean hébette no município de Marabá/PA

Auteurs

  • Gabriel Renan Neves Barros Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará: Belém, PA, BR
  • Alan Bizerra Martins Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, PA,BR
  • Kassia Raylene Sousa da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, PA, BR

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244375

Mots-clés :

Educação do Campo, Ensino de Geografia, Estágio Docente, Currículo, Alternância pedagógica

Résumé

Este relato de experiência produzido após a realização do estágio docente visa compreender como podemos avançar para um Ensino de Geografia voltado para a Educação do Campo. Para tal, realizou-se na Escola Família agrícola Jean Hébette, localizada no município de Marabá-PA a disciplina de Estágio Docente III. A disciplina foi ofertada entre os meses de outubro de 2017 a março de 2018. A ementa da disciplina nos permitiu trabalhar esta etapa do estágio em escolas com propostas pedagógicas diferentes daquelas já trabalhadas no Estágio Docente I (Ensino Fundamental II) e no Estágio Docente II (Ensino Médio). Está experiencia teve a colaboração do Prof. Me. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza (coordenador de estágio), da Prof. Dr.ª Élida Pasini Tonetto, do Prof. Me. Gabriel Renan Neves Barros e da Prof.ª Ana Lenira Nunes Cysne de Souza. Optamos por duas escolas que ofertam diferentes modalidades de ensino, que são as modalidades da Educação do Campo e da Educação Indígena.  Foram escolhidas a Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette, localizada no km 23 da BR-230 (Transamazônica), no município de Marabá/PA e a Escola Indígena Estadual Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatêjê, localizado na Aldeia Kyikatêjê. A EFA é uma Escola Municipal de Ensino Fundamental integrada a Rede Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e é sobre a experiência do estágio nesta escola que depreendemos esta pesquisa. 

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Renan Neves Barros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará: Belém, PA, BR

Professor EBTT de Geografia do Instituto Federal do Pará, possui licenciatura em Geografia (2011), especialização em metodologia do Ensino de Geografia, mestrado em Educação, Arte e História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, atualmente, cursa o doutorado no mesmo programa.

Alan Bizerra Martins, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, PA,BR

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História-PPGHITS/UNIFESSPA. 

Kassia Raylene Sousa da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, PA, BR

Graduada em Geografia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Atualmente Professora da Educação Básica no município de Marabá.

Références

BEZERRA, Amélia C. A. O papel da pesquisa e da experiência na formação dos professores de geografia: reflexões a partir dos estágios supervisionados. Revista de Geografia (UFPE) v. 30, n. 1, 2013. p. 40-54.

Escola Família Rural (EFA) de Marabá comemora 20 anos. Disponível em: http://rogeriolmeidafuro.blogspot.com.br/2016/03/escola-familia-rural-efa-de-maraba.html. Acesso em: 22 jan. 2018.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ZIMMERMANN, A; VENDRUSCOLO R; DORNELES S. B. Educação do campo: o processo de implementação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari (CFR/VJ). In: Geografia Ensino & Pesquisa. v. 17, n.3 p. 79 -90, set./dez. 2013.

Téléchargements

Publiée

2020-04-08

Comment citer

Barros, G. R. N., Martins, A. B., & da Silva, K. R. S. (2020). A experiência do estágio docente em geografia na escola família agrícola jean hébette no município de Marabá/PA. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 77–88. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244375