A experiência do estágio docente em geografia na escola família agrícola jean hébette no município de Marabá/PA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244375Parole chiave:
Educação do Campo, Ensino de Geografia, Estágio Docente, Currículo, Alternância pedagógicaAbstract
Este relato de experiência produzido após a realização do estágio docente visa compreender como podemos avançar para um Ensino de Geografia voltado para a Educação do Campo. Para tal, realizou-se na Escola Família agrícola Jean Hébette, localizada no município de Marabá-PA a disciplina de Estágio Docente III. A disciplina foi ofertada entre os meses de outubro de 2017 a março de 2018. A ementa da disciplina nos permitiu trabalhar esta etapa do estágio em escolas com propostas pedagógicas diferentes daquelas já trabalhadas no Estágio Docente I (Ensino Fundamental II) e no Estágio Docente II (Ensino Médio). Está experiencia teve a colaboração do Prof. Me. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza (coordenador de estágio), da Prof. Dr.ª Élida Pasini Tonetto, do Prof. Me. Gabriel Renan Neves Barros e da Prof.ª Ana Lenira Nunes Cysne de Souza. Optamos por duas escolas que ofertam diferentes modalidades de ensino, que são as modalidades da Educação do Campo e da Educação Indígena. Foram escolhidas a Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette, localizada no km 23 da BR-230 (Transamazônica), no município de Marabá/PA e a Escola Indígena Estadual Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatêjê, localizado na Aldeia Kyikatêjê. A EFA é uma Escola Municipal de Ensino Fundamental integrada a Rede Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e é sobre a experiência do estágio nesta escola que depreendemos esta pesquisa.
Riferimenti bibliografici
BEZERRA, Amélia C. A. O papel da pesquisa e da experiência na formação dos professores de geografia: reflexões a partir dos estágios supervisionados. Revista de Geografia (UFPE) v. 30, n. 1, 2013. p. 40-54.
Escola Família Rural (EFA) de Marabá comemora 20 anos. Disponível em: http://rogeriolmeidafuro.blogspot.com.br/2016/03/escola-familia-rural-efa-de-maraba.html. Acesso em: 22 jan. 2018.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ZIMMERMANN, A; VENDRUSCOLO R; DORNELES S. B. Educação do campo: o processo de implementação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari (CFR/VJ). In: Geografia Ensino & Pesquisa. v. 17, n.3 p. 79 -90, set./dez. 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Gabriel Renan Neves Barros, Alan Bizerra Martins, Kassia Raylene Sousa da Silva

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.