“TODO HOMEM TEM DIREITO A INSTRUÇÃO”: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE DÉCADAS SOB O OLHAR DE GILBERTO DIMENSTEIN AOS DIAS ATUAIS

João Paulo Teixeira Viana

Resumo


O presente artigo tem por objetivo construir uma análise da educação brasileira através da comparação de dados entre décadas, utilizando como base o importante postulado intitulado “O Cidadão de Papel” do autor Gilberto Dimenstein, livro este que busca traçar a realidade da sociedade brasileira através de dados estatísticos da realidade da década de 90 acerca dos problemas que assolam o país. Assim, o trabalho terá em seu desenvolvimento a atualização e comparação entre os dados do livro de Dimenstein e as estatísticas atuais, entretanto, direcionado para o aspecto educacional. Os dados foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua base de dados SIDRA, no Ministério da Educação (MEC), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), entre outros. Por fim, com posse desses dados foi possível construir mapas comparativos da realidade educacional brasileira em temas como: analfabetismo, evasão escolar, número de matriculas no ensino básico, dentre outras temáticas, possibilitando compreender a educação brasileira entre duas distintas décadas.


Palavras-chave


Educação, Cidadão, Dados estatísticos, Gilberto Dimenstein

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id244389

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