“Todo homem tem direito a instrução”: uma análise da educação brasileira entre décadas sob o olhar de Gilberto Dimenstein aos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244389Palavras-chave:
Educação, Cidadão, Dados estatísticos, Gilberto DimensteinResumo
O presente artigo tem por objetivo construir uma análise da educação brasileira através da comparação de dados entre décadas, utilizando como base o importante postulado intitulado “O Cidadão de Papel” do autor Gilberto Dimenstein, livro este que busca traçar a realidade da sociedade brasileira através de dados estatísticos da realidade da década de 90 acerca dos problemas que assolam o país. Assim, o trabalho terá em seu desenvolvimento a atualização e comparação entre os dados do livro de Dimenstein e as estatísticas atuais, entretanto, direcionado para o aspecto educacional. Os dados foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua base de dados SIDRA, no Ministério da Educação (MEC), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), entre outros. Por fim, com posse desses dados foi possível construir mapas comparativos da realidade educacional brasileira em temas como: analfabetismo, evasão escolar, número de matriculas no ensino básico, dentre outras temáticas, possibilitando compreender a educação brasileira entre duas distintas décadas.
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