“Todo homem tem direito a instrução”: uma análise da educação brasileira entre décadas sob o olhar de Gilberto Dimenstein aos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244389Parole chiave:
Educação, Cidadão, Dados estatísticos, Gilberto DimensteinAbstract
O presente artigo tem por objetivo construir uma análise da educação brasileira através da comparação de dados entre décadas, utilizando como base o importante postulado intitulado “O Cidadão de Papel” do autor Gilberto Dimenstein, livro este que busca traçar a realidade da sociedade brasileira através de dados estatísticos da realidade da década de 90 acerca dos problemas que assolam o país. Assim, o trabalho terá em seu desenvolvimento a atualização e comparação entre os dados do livro de Dimenstein e as estatísticas atuais, entretanto, direcionado para o aspecto educacional. Os dados foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua base de dados SIDRA, no Ministério da Educação (MEC), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), entre outros. Por fim, com posse desses dados foi possível construir mapas comparativos da realidade educacional brasileira em temas como: analfabetismo, evasão escolar, número de matriculas no ensino básico, dentre outras temáticas, possibilitando compreender a educação brasileira entre duas distintas décadas.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Remuneração: Inep divulga estudo sobre salário de professor da educação básica. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/222-noticias/537011943/50471-inep-divulga-estudo-sobre-salario-de-professor-da-ducacao-basica. Acesso em: 05 dez. 2018.
BRASIL. IDEB: O que é o IDEB. 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/ideb>. Acesso em: 05 dez. 2018.
BRASIL. IDEB: Apresentação. 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb>. Acesso em: 05 dez. 2018.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 05 dez. 2018.
BRASIL. Serie Estatísticas e Series Históricas - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/. Acesso em: 05 dez. 2018.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 3. ed. Ática: São Paulo, 1993.
MACHADO, Gregório Borges. Educação e Cidadania: A Formação Do Cidadão A Partir Do Ensino Da Geografia, A Possibilidade De Conhecimento Do Espaço A Partir De Sua Estrutura Normativa e Cidadania. UNB, 2008.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 João Paulo Teixeira Viana

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.