“Todo homem tem direito a instrução”: uma análise da educação brasileira entre décadas sob o olhar de Gilberto Dimenstein aos dias atuais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244389

Mots-clés :

Educação, Cidadão, Dados estatísticos, Gilberto Dimenstein

Résumé

O presente artigo tem por objetivo construir uma análise da educação brasileira através da comparação de dados entre décadas, utilizando como base o importante postulado intitulado “O Cidadão de Papel” do autor Gilberto Dimenstein, livro este que busca traçar a realidade da sociedade brasileira através de dados estatísticos da realidade da década de 90 acerca dos problemas que assolam o país. Assim, o trabalho terá em seu desenvolvimento a atualização e comparação entre os dados do livro de Dimenstein e as estatísticas atuais, entretanto, direcionado para o aspecto educacional. Os dados foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua base de dados SIDRA, no Ministério da Educação (MEC), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), entre outros. Por fim, com posse desses dados foi possível construir mapas comparativos da realidade educacional brasileira em temas como: analfabetismo, evasão escolar, número de matriculas no ensino básico, dentre outras temáticas, possibilitando compreender a educação brasileira entre duas distintas décadas.

Biographie de l'auteur-e

João Paulo Teixeira Viana, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Geografia - UFRN

Mestrando Profissional em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como linha de pesquisa a metodologia Geozine e a Formação do Professor. Pós-Graduado em Ensino de Geografia e Meio Ambiente (FAVENI). Pós-Graduando em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (IFRN Campus Zona-Leste) com enforque para o estudo dos mapas mentais como uma ferramenta no plano de ação didática. Graduação (2018) Licenciatura em Geografia pelo IFRN, Campus Natal-Central. Graduação (2014) Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas pela (UFRN). Atualmente, Professor de Geografia no Cursinho preparatório "Se Liga no Enem". Técnico Administrativo da Emater - RN (Unidade Regional de João Câmara). E Tutor presencial e a distância do Centro Universitário UNINTA (Polo Taipu/RN).

Références

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Publié-e

2020-09-09

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Teixeira Viana, J. P. (2020). “Todo homem tem direito a instrução”: uma análise da educação brasileira entre décadas sob o olhar de Gilberto Dimenstein aos dias atuais. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 34–49. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244389