FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Veroneide Maria de Oliveira, Josélia Carvalho de Araújo, Moacir Vieira da Silva

Resumo


Este artigo tem como foco o tema formação de professores. Objetiva conhecer o que vem sendo produzido no meio acadêmico sobre formação de professores de Geografia, nos últimos anos. Visando atingir esse objetivo, realizamos a análise de vinte trabalhos que versam sobre a temática, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto aqui apresentado se constitui, portanto, num estudo de caráter inventariante e descritivo. Aponta, como resultado da análise, que ainda persiste o distanciamento entre o conhecimento geográfico e a prática pedagógica no interior das disciplinas dos cursos de formação de professores, e de forma especial, em geografia - disciplina foco desse trabalho. Indica a necessidade de mudanças no trato com as disciplinas nos cursos de graduação, bem como uma significativa mudança de postura dos professores formadores dos futuros docentes nos cursos de graduação voltados para a licenciatura em geografia. Ainda evidencia a importância de políticas públicas, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do professor de Geografia.


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de Geografia; Produção do conhecimento

Texto completo:

PDF

Referências


CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. p. 57-63. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Educação Geográfica: Formação e Didática. In: Eliana Marta Barbosa de Morais; Loçandra Borges de Moraes. (Org.). Formação de Professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2010, p. 39-58. Disponível em: nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2014/04/livro-formação-de-professores-conteúdos-e-metodologias-no-ensino-de-geografia-2010.pdf. Acesso em 27 abr. 2017.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

PINHEIRO, Antônio Carlos. Dilemas da formação do professor de Geografia no ensino superior. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

VESENTINI, José Willian. A formação do professor de Geografia – Algumas reflexões. p. 235-240. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id244777

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS