Formação docente em geografia sob a ótica do estado do conhecimento

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244777

Schlagworte:

Formação de professores, Ensino de Geografia, Produção do conhecimento

Abstract

Este artigo tem como foco o tema formação de professores. Objetiva conhecer o que vem sendo produzido no meio acadêmico sobre formação de professores de Geografia, nos últimos anos. Visando atingir esse objetivo, realizamos a análise de vinte trabalhos que versam sobre a temática, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto aqui apresentado se constitui, portanto, num estudo de caráter inventariante e descritivo. Aponta, como resultado da análise, que ainda persiste o distanciamento entre o conhecimento geográfico e a prática pedagógica no interior das disciplinas dos cursos de formação de professores, e de forma especial, em geografia - disciplina foco desse trabalho. Indica a necessidade de mudanças no trato com as disciplinas nos cursos de graduação, bem como uma significativa mudança de postura dos professores formadores dos futuros docentes nos cursos de graduação voltados para a licenciatura em geografia. Ainda evidencia a importância de políticas públicas, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do professor de Geografia.

Autor/innen-Biografien

Veroneide Maria de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na linha de pesquisa em Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Graduada em Geografia e em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Josélia Carvalho de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia-Licenciatura (1992); graduação em Geografia-Bacharelado, habilitação em Planejamento Regional (1994); mestrado em Geografia (2004), na área de concentração "Dinâmica e Reestruturação do Território"; e doutorado em geografia (2017), na área de concentração "Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território", na linha de pesquisa "Dinâmica Urbana e Regional". Todos esses cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora Adjunta IV do Departamento de Geografia, Campus Central, Mossoró, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, área de Geografia Humana e Ensino de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia urbana, planejamento urbanorregional e ensino de geografia. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO da UERN.

Moacir Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN)

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010); especialista em Geografia e Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2014); mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2017); doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020-2024). Atua como professor permanente nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre (SEEC - RN) e Escola Estadual Doutor Ewerton Dantas Cortes (SEEC - RN). Atua também como professor colaborador/supervisor (voluntário) de estágio (vinculado a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia urbana, dinâmica urbanorregional e ensino de geografia.

Literaturhinweise

CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. p. 57-63. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Educação Geográfica: Formação e Didática. In: Eliana Marta Barbosa de Morais; Loçandra Borges de Moraes. (Org.). Formação de Professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2010, p. 39-58. Disponível em: nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2014/04/livro-formação-de-professores-conteúdos-e-metodologias-no-ensino-de-geografia-2010.pdf. Acesso em 27 abr. 2017.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

PINHEIRO, Antônio Carlos. Dilemas da formação do professor de Geografia no ensino superior. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

VESENTINI, José Willian. A formação do professor de Geografia – Algumas reflexões. p. 235-240. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

Veröffentlicht

2020-04-08

Zitationsvorschlag

Oliveira, V. M. de, Araújo, J. C. de, & Silva, M. V. da. (2020). Formação docente em geografia sob a ótica do estado do conhecimento. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 188–203. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244777