Formação docente em geografia sob a ótica do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244777Parole chiave:
Formação de professores, Ensino de Geografia, Produção do conhecimentoAbstract
Este artigo tem como foco o tema formação de professores. Objetiva conhecer o que vem sendo produzido no meio acadêmico sobre formação de professores de Geografia, nos últimos anos. Visando atingir esse objetivo, realizamos a análise de vinte trabalhos que versam sobre a temática, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto aqui apresentado se constitui, portanto, num estudo de caráter inventariante e descritivo. Aponta, como resultado da análise, que ainda persiste o distanciamento entre o conhecimento geográfico e a prática pedagógica no interior das disciplinas dos cursos de formação de professores, e de forma especial, em geografia - disciplina foco desse trabalho. Indica a necessidade de mudanças no trato com as disciplinas nos cursos de graduação, bem como uma significativa mudança de postura dos professores formadores dos futuros docentes nos cursos de graduação voltados para a licenciatura em geografia. Ainda evidencia a importância de políticas públicas, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do professor de Geografia.
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