ENSINO DE GEOGRAFIA E EXCLUSÃO SOCIAL: BUSCANDO APROXIMAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

William Ribeiro Silva, Bruno Pereira Nascimento

Resumo


A possibilidade de se aproximar ensino, pesquisa e extensão é um caminho a ser buscado pelas instituições universitárias e é sobre o qual se busca debater neste artigo por meio da ação junto ao Centro Socioeducativo - Colégio Padre Carlos Leôncio da Silva, na cidade do Rio de Janeiro, com jovens apreendidos pelo Estado. Para tanto, buscamos demonstrar a metodologia pautada na dialogia entre universidade – escola, numa interação não hierárquica e de retroalimentação constante. Entre os resultados, há a formação cidadã do meio universitário e sua aproximação com a escola básica e o envolvimento do conjunto da escola (professores, alunos e equipe pedagógica) com o ambiente da pesquisa científica.


Palavras-chave


Espaço Urbano, socioeducação, dialogia, extensão universitária, ensino de geografia

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id245055

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