Ensino de geografia e exclusão social: buscando aproximação entre ensino, pesquisa e extensão universitária

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245055

Mots-clés :

Espaço Urbano, socioeducação, dialogia, extensão universitária, ensino de geografia

Résumé

A possibilidade de se aproximar ensino, pesquisa e extensão é um caminho a ser buscado pelas instituições universitárias e é sobre o qual se busca debater neste artigo por meio da ação junto ao Centro Socioeducativo - Colégio Padre Carlos Leôncio da Silva, na cidade do Rio de Janeiro, com jovens apreendidos pelo Estado. Para tanto, buscamos demonstrar a metodologia pautada na dialogia entre universidade – escola, numa interação não hierárquica e de retroalimentação constante. Entre os resultados, há a formação cidadã do meio universitário e sua aproximação com a escola básica e o envolvimento do conjunto da escola (professores, alunos e equipe pedagógica) com o ambiente da pesquisa científica.

Bibliographies de l'auteur

William Ribeiro Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor Associado do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos para estudos de Pós-doutoramento. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano e redefinições regionais; Reestruturação espacial; Agentes econômicos e dinâmicas espaciais; Ensino de Geografia. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação e Centralidade (GRUCE). Membro do grupo de pesquisa GAsPERR (Produção e Redefinições Regionais); da RECIME (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias); Orientador de Iniciação Científica, Monografia, Mestrado e Doutorado em Geografia. Supervisor de Pós-doutoramento. Atualmente Coordenador das pesquisas: Reestruturação espacial do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento da FAPERJ; Centro e centralidade: tendências e perspectivas nas cidades médias brasileiras no contexto da reestruturação urbana, com financiamento do CNPq; e do projeto de extensão: Cidades Médias e Desenvolvimento Econômico do Sul Fluminense, com apoio da Prefeitura Municipal de Resende (RJ) e do projeto Oficinas de Geografia Urbana. Membro do conselho científico das revistas Geografia em Atos; Formação; Caderno Prudentino de Geografia, Espaço Aberto, Geografia e pesquisa, Geousp, Revista da ANPEGE, Cadernos Metrópole, Revista Brasileira de Geografia. Pesquisador do CNPq.

Bruno Pereira Nascimento, Colégio Padre Carlos Leôncio da Silva

Atualmente está cursando Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalha como professor docente l pela Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Possui graduação (2010-2014) e Mestrado (2015-2017) em Geografia pela UFRJ. Está vinculado ao Grupo de pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE / UFRJ) e já atuou nos grupos: Programa de Educação Tutorial (PET Geografia - UFRJ) e Reestruturação urbana no Estado do Rio de Janeiro. Governança e desenvolvimento territorial no Médio Vale do Paraíba. Atuação principal na área de Geografia Urbana com ênfase nas dinâmicas espaciais das Áreas Centrais.

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Publiée

2020-09-09

Comment citer

Silva, W. R., & Nascimento, B. P. (2020). Ensino de geografia e exclusão social: buscando aproximação entre ensino, pesquisa e extensão universitária. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 138–160. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245055