Diálogos entre saberes docentes e a formação do licenciado em geografia: contribuições do PIBID

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Maria Juliana do Nascimento, Mariana Pricilia de Assis, Cicero Nilton Moreira da Silva

Resumo


Neste artigo, analisa-se a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente em Geografia. Fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, combinando com a pesquisa do tipo bibliográfica e o uso de entrevistas, cujas análises tomam como referência a Análise de Conteúdo (AC). Constata-se, mediante dados construídos, que o Subprojeto PIBID Geografia tem fomentado o aperfeiçoamento da formação do licenciado em Geografia, através do protagonismo da ação docente, de diferentes maneiras, a saber: da vivência prolongada no ambiente escolar; da experiência com a construção de materiais didáticos-pedagógicos nas escolas, da construção e desenvolvimento de projetos, assim como no decorrer da socialização destas vivências nos ambientes acadêmico e escolar.


Palavras-chave


Saberes docentes; Formação de professores; PIBID; Subprojeto geografia

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DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247817

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