Diálogos entre saberes docentes e a formação do licenciado em geografia: contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247817Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação de professores, PIBID, Subprojeto geografiaResumo
Neste artigo, analisa-se a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente em Geografia. Fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, combinando com a pesquisa do tipo bibliográfica e o uso de entrevistas, cujas análises tomam como referência a Análise de Conteúdo (AC). Constata-se, mediante dados construídos, que o Subprojeto PIBID Geografia tem fomentado o aperfeiçoamento da formação do licenciado em Geografia, através do protagonismo da ação docente, de diferentes maneiras, a saber: da vivência prolongada no ambiente escolar; da experiência com a construção de materiais didáticos-pedagógicos nas escolas, da construção e desenvolvimento de projetos, assim como no decorrer da socialização destas vivências nos ambientes acadêmico e escolar.
Referências
BRASIL. Lei Nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Brasília, 11 de julho de 2007; Presidênciada República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm. Acesso em 12 jun. 2020.
BRASIL. Portaria n° 096, de 18 de julho de 2013. Normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de julho de 2013. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/56897963/dou-secao-1-23-07-2013-pg-11. Acesso em: 28 mar. 2019.
CAVALCANTI, L. de S. Propostas curriculares de Geografia no ensino: algumas referências de análise. Terra Livre, São Paulo, v. 14, 1999, p. 111-128. Disponível em:
https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/377/359. Acesso em: 18 mar. 2020.
MORAIS, J. K. C.; FERREIRA, M. A. dos S. Profissionalização docente: construindo saberes a partir da prática no PIBID. HOLOS, Ano 30, Vol. 5, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2096. Acesso em 12 dez. 2019
OLIVEIRA, E. de et al. Análise de Conteúdo e pesquisa na área da Educação. Revista Diálogo Educacional, Paraná, vol. 4, n. 9, mai. /ago., 2003, p. 1-17. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6479. Acesso em: 12 Jan. 2019.
PEREIRA, D. A dimensão pedagógica na formação do geógrafo. Revista AlfaGEO, v.1, n.1, São Paulo, mai. 1999. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/373/355. Acesso em 12 nov. 2019.
PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, S. G. Formação de professores:identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, p.15-34.1999.
PIRES, L. M. A Prática Pedagógica do Professor de Geografia no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Goiás. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia. Goiânia, 2009.
PONTUSCHKA, N. N. “A formação geográfica e pedagógica do professor”. In: SILVA, J. B. da et al. (orgs.). Panorama da Geografia Brasileira II. São Paulo: Annablume, 2006, p.269-279.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo, Cortez, 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Ed. 12, Petrópolis, Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Maria Juliana do Nascimento, Mariana Pricilia de Assis, Cicero Nilton Moreira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.