Dialogues between teaching knowledge and the training of the licensed in geography: contributions from pibid

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247817

Keywords:

Teaching Knowledge, Teacher training, PIBID, Geography subproject

Abstract

In this article, the contribution of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) to the teaching of Geography is analyzed. It is based on a qualitative approach, combining with bibliographic type research and the use of language, it presents analyzes based on Content Analysis (AC). It is verified, through constructed data, that the PIBID Geography Subproject has promoted the improvement of the education of the graduate in Geography, through the protagonist of the teaching action, in different ways: of prolonged experience in the school environment; from the experience with the construction of didactic-pedagogical materials in schools, from the construction and development of projects, as well as in the course of socializing these experiences in the academic and school environments.      

Author Biographies

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2019). Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018-2020). Pós-Graduanda pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido EaD, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste, Polo Mossoró (2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas áreas ligadas ao Ensino de Geografia e Educação

Maria Juliana do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia/Licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (CAPF). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN). Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, do Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019-2021). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas área de Ensino de Geografia e Geografia do Nordeste.

Mariana Pricilia de Assis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2019). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2018). Em 2017-2018 Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), Programa que permite a experiência em sala de aula, ministrando aulas de Geografia nas escolas públicas. Atua como Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NUGAR), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM(2019). Tem experiência na área de Pedagogia e Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: A Formação do Professor, Ensino de Geografia com ênfase : Práticas Pedagógicas, Saberes Docentes e o Agir Pedagógico na Educação Geográfica Escolar.

Cicero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geografia também pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Atua como Professor Adjunto, do Quadro Permanente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN), com atividade de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), ambos vinculados à PROPEG/UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGE), mais especificamente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), bem como do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), ambos sediados no CAMEAM/UERN. Além de orientar 01 (um) projeto de Iniciação Científica (PIBIC Edital 2019-2020), sobre Ensino de Geografia e educação contextualizada no Semiárido; Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase nos seguintes temas: espaço agrário, reforma agrária, movimentos sociais no campo, desenvolvimento rural e território, Pronaf, metodologia participativa e gestão comunitária, ensino de geografia. 

References

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Published

2021-04-09

How to Cite

Paiva Medeiros Nonato, R. P., do Nascimento, M. J., de Assis, M. P., & Moreira da Silva, C. N. (2021). Dialogues between teaching knowledge and the training of the licensed in geography: contributions from pibid . Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 50–68. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247817