Diálogos entre saberes docentes e a formação do licenciado em geografia: contribuições do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247817

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, PIBID, Subprojeto geografia

Resumo

Neste artigo, analisa-se a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente em Geografia. Fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, combinando com a pesquisa do tipo bibliográfica e o uso de entrevistas, cujas análises tomam como referência a Análise de Conteúdo (AC). Constata-se, mediante dados construídos, que o Subprojeto PIBID Geografia tem fomentado o aperfeiçoamento da formação do licenciado em Geografia, através do protagonismo da ação docente, de diferentes maneiras, a saber: da vivência prolongada no ambiente escolar; da experiência com a construção de materiais didáticos-pedagógicos nas escolas, da construção e desenvolvimento de projetos, assim como no decorrer da socialização destas vivências nos ambientes acadêmico e escolar.

Biografia do Autor

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2019). Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018-2020). Pós-Graduanda pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido EaD, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste, Polo Mossoró (2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas áreas ligadas ao Ensino de Geografia e Educação

Maria Juliana do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia/Licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (CAPF). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN). Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, do Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019-2021). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas área de Ensino de Geografia e Geografia do Nordeste.

Mariana Pricilia de Assis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2019). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2018). Em 2017-2018 Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), Programa que permite a experiência em sala de aula, ministrando aulas de Geografia nas escolas públicas. Atua como Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NUGAR), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM(2019). Tem experiência na área de Pedagogia e Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: A Formação do Professor, Ensino de Geografia com ênfase : Práticas Pedagógicas, Saberes Docentes e o Agir Pedagógico na Educação Geográfica Escolar.

Cicero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geografia também pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Atua como Professor Adjunto, do Quadro Permanente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN), com atividade de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), ambos vinculados à PROPEG/UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGE), mais especificamente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), bem como do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), ambos sediados no CAMEAM/UERN. Além de orientar 01 (um) projeto de Iniciação Científica (PIBIC Edital 2019-2020), sobre Ensino de Geografia e educação contextualizada no Semiárido; Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase nos seguintes temas: espaço agrário, reforma agrária, movimentos sociais no campo, desenvolvimento rural e território, Pronaf, metodologia participativa e gestão comunitária, ensino de geografia. 

Referências

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

Paiva Medeiros Nonato, R. P., do Nascimento, M. J., de Assis, M. P., & Moreira da Silva, C. N. (2021). Diálogos entre saberes docentes e a formação do licenciado em geografia: contribuições do PIBID. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 50–68. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247817