Uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de geografia física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259046

Palavras-chave:

ensino, geografia física, geodiversidade, histórias em quadrinhos

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) possuem uma linguagem de fácil compreensão e elementos que visualmente cativam o leitor, principalmente o público jovem, de modo que podem ser utilizadas como ferramenta de ensino. A proposta do uso de HQs para o ensino de Geografia Física apresenta-se como uma possibilidade de linguagem mista, onde há uma predominância de recursos visuais que podem ser utilizados para o aprendizado sobre os elementos físicos da natureza. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Licenciatura em Geografia, Campus de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará, com destaque em apresentar o Patrimônio Geológico e Geomorfológico das paisagens da Amazônia Paraense, elevando o conhecimento sobre Geodiversidade. O projeto desenvolve-se com objetivo de transmitir de forma prática e eficaz alguns conceitos acerca da Geodiversidade Paraense com personagens que foram criados a partir da música “No Meio do Pitiú”, de composição e interpretação da cantora Dona Onete, que é carregada de características da cultura local, além de apresentar brevemente o universo dos quadrinhos e sua aplicabilidade no ensino escolar de forma fácil, acessível e atrativa. A contação de histórias é feita por personagens animados do cotidiano paraense, criados e adaptados para a linguagem dos quadrinhos. Os personagens realizam uma viagem por diferentes paisagens da Amazônia paraense, apresentando-as e ensinando sobre as características físico-geográficas, além da importância socioambiental. Nesse sentido, as HQs apresentam-se como uma estratégia alternativa e dinâmica, utilizadas no auxílio do ensino e aprendizagem multidisciplinar da Geografia.

Biografia do Autor

Luciana Martins Freire, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Adjunta da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo) do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Desenvolvimento de Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jamylle Pires Cook, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Geografia pela UFPA/Ananindeua.

Joselito Santiago de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Freire, L. M., Cook, J. P., & Lima, J. S. de. (2024). Uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de geografia física. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(3), 23–35. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259046