Uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de geografia física
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259046Mots-clés :
ensino, geografia física, geodiversidade, histórias em quadrinhosRésumé
As histórias em quadrinhos (HQs) possuem uma linguagem de fácil compreensão e elementos que visualmente cativam o leitor, principalmente o público jovem, de modo que podem ser utilizadas como ferramenta de ensino. A proposta do uso de HQs para o ensino de Geografia Física apresenta-se como uma possibilidade de linguagem mista, onde há uma predominância de recursos visuais que podem ser utilizados para o aprendizado sobre os elementos físicos da natureza. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Licenciatura em Geografia, Campus de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará, com destaque em apresentar o Patrimônio Geológico e Geomorfológico das paisagens da Amazônia Paraense, elevando o conhecimento sobre Geodiversidade. O projeto desenvolve-se com objetivo de transmitir de forma prática e eficaz alguns conceitos acerca da Geodiversidade Paraense com personagens que foram criados a partir da música “No Meio do Pitiú”, de composição e interpretação da cantora Dona Onete, que é carregada de características da cultura local, além de apresentar brevemente o universo dos quadrinhos e sua aplicabilidade no ensino escolar de forma fácil, acessível e atrativa. A contação de histórias é feita por personagens animados do cotidiano paraense, criados e adaptados para a linguagem dos quadrinhos. Os personagens realizam uma viagem por diferentes paisagens da Amazônia paraense, apresentando-as e ensinando sobre as características físico-geográficas, além da importância socioambiental. Nesse sentido, as HQs apresentam-se como uma estratégia alternativa e dinâmica, utilizadas no auxílio do ensino e aprendizagem multidisciplinar da Geografia.
Références
BARBOSA, M. E. S. Docência e Geografia Escolar: espaço, tempo e possibilidades. 2014. 231 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
BRILHA, J.B.R. Patrimônio geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage, 2005.
DANTAS M.E., ARNESTO R.C.G., SILVA C.R., SHINZATO E. 2015. Geodiversidade e análise da paisagem: uma abordagem teórico-metodológica. Terræ Didatica, 11(1):04-13.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.p.144-152.
GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving aciotic nature. Londres: John Wiley & Sons, Ltda. 2004.
GRAY, M. Geodiversity and Geoconservation: what, why, and how? Geodiversity & Geoconservation, p. 4-12, 2005.
KRAKHECKE, C. A. Representações da guerra fria nas histórias em quadrinhos Batman - cavaleiro das trevas e Watchmen (1979-1987). Porto Alegre. 2009.
MEIRA, S. A.; DE MORAIS, J. O. Os Conceitos de Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação: Abordagens sobre o papel da Geografia no estudo da temática. Boletim de Geografia, v. 34, n. 3, p. 129-147, 2 maio 2016.
MEIRA, S. A.; NASCIMENTO, M. A. L.; MEDEIROS, J. L.; SILVA, E. V. Aportes teóricos e práticos na valorização do geopatrimônio: estudo sobre o projeto Geoparque Seridó (RN). Caminhos de Geografia, v. 20, n. 71, p.384-403, 2019.
MELO, K. C. et al. Uma linguagem alternativa no ensino escolar: as histórias em quadrinhos na mediação do ensino e aprendizagem da geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 260-283, abr. 2013.
MOURA-FÉ, M. M.; NASCIMENTO, R. L.; SOARES, L. N. Geoeducação: Princípios teóricos e bases legais. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 2017, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2017, p. 3054-3065.
OLIVEIRA, M. M. Geografia escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis – SC, n. 02, p. 10-24, jun./2006.
PASSOS, E. O.; TAKAHASHI, E. K. Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 172-188, jan./abr. 2018.
ProGEO, 2011: Conserving our shared geoheritage – a protocol on geoconservation principles, sustainable site use, management, fieldwork, fossil and mineral collecting.10 p. 2011.
RAMA, Angela. Os quadrinhos no ensino de geografia. In: BARBOSA, Alexandre et al (Org.) Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 87-104.
RODRIGUES, S.C, PEDROSA, A.S. Análise da perda de Geodiversidade (Patrimônio Geomorfológico) em função da construção de barragens. In: RODRIGUES, S.C.; MERCANTE, M. A. (org). Avaliação sócio-ambiental do domínio dos cerrados e pantanal: métodos e técnicas. Uberlândia: UFU; Campo Grande: Anhanguera - Uniderp, 2013, p.7-22.
SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: Charges e quadrinhos no usa da cidade. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Luciana Martins Freire, Jamylle Pires Cook, Joselito Santiago de Lima 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.