Educação ambiental em Campo Formoso/Bahia: avaliação de projetos políticos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262879Palavras-chave:
educação, meio ambiente, currículo escolarResumo
A presente pesquisa visa analisar a presença do tema educação ambiental (EA) nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas do ensino fundamental II, no município de Campo Formoso-BA, com o intuito de investigar se os PPP’s das Escolas contemplam a temática da Educação Ambiental, desde a construção de seus conceitos, concepções e metodologias até as ações desenvolvidas pelos professores por meio da práxis educativa. Este trabalho de pesquisa adota uma abordagem qualitativa utilizando técnica documental por meio da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos de quatro Escolas do Município de Campo Formoso/BA. O método científico utilizado foi o indutivo, com o objetivo de identificar os padrões e tendências das informações coletadas. Foi verificado que apenas uma escola contempla o tema EA, constando no PPP desta escola alguns projetos voltados para o tema, bem como referências. Os demais PPPs analisados não contemplam uma visão sobre a temática ambiental, nem mesmo como tema transversal, como prevê os PCNs. Para a viabilização da implantação da Educação Ambiental como tema transversal no Projeto Político Pedagógico se faz necessário abrir uma discussão mais abrangente e ao mesmo tempo mais aprofundada com os mais diversos atores educacionais, sendo um desafio a ser enfrentado pelos gestores escolares na elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos no âmbito escolar, juntamente com a comunidade que auxilia neste processo.
Referências
BAHIA. 2016. Lei nº 12.056 de 07 de janeiro de 2011. Institui a Política de Educação Ambiental do Estado e dá outras providências. Disponível em: https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/1026482/lei-12056-11. Acesso em: 26 agosto 2018.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é: o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CRUZ, S. Educação ambiental e o projeto político pedagógico: em busca da sustentabilidade ambiental. Periódico eletrônico Fórum ambiental da alta paulista, v. 7, n. 6, p. 921- 933, 2011.
FERRARI, A. H.; ZANCUL, M. C. S. A educação ambiental nos projetos políticos pedagógicos das escolas municipais de ensino fundamental na cidade de Araraquara/ SP. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 1- 13, 2010.
IBGE, BRASIL. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 de nov. 2017.
LAYRARGUES. P. A conjuntura da institucionalização da Política Nacional de Educação Ambiental. OLAM Ciência & Tecnologia, v. 2, n.1, p. 1- 14, 2002.
LONGHI, S. R. P.; BENTO, C. L. Projeto Político Pedagógico - Uma Construção Coletiva. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 9, p. 173-178, 2006.
MEIRELLES M. S; SANTOS, M. T. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2ª Ed. São Paulo, 2005.
NASCIMENTO, S. A prática docente na perspectiva dos pedagogos educadores ambientais do PPGE-FURG, que atuam nas Escolas públicas de educação básica do município do Rio Grande, 2015.
POLLI, A.; SIGNORINI, T. A inserção da educação ambiental na prática pedagógica. Ambiente & Educação, v. 17, n. 2, p. 93- 101, 2012.
REIGOTA, M.O que é educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. 9ª ed. Campinas: autores associados, 2003.
SOUSA, E. B.; LARENA, M. A. A. A importância da educação ambiental no processo de construção e execução de projeto político pedagógico em escolas municipais de Princesa Isabel – PB. Revista Principia, v. 1, n. 26, p. 72- 78, 2015.
VIVEIROS, E. P. et al. Por uma nova ética ambiental. Engenharia Sanitária e Ambiental, v.20, n.3, p. 331-336, 2015.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4º ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cíntia Guirra da Cruz, Maryluce Albuquerque da Silva Campos , Luciana Freitas De Oliveira França, Ricardo Kenji Shiosaki

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.