Educação ambiental em Campo Formoso/Bahia: avaliação de projetos políticos pedagógicos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262879

Parole chiave:

educação, meio ambiente, currículo escolar

Abstract

A presente pesquisa visa analisar a presença do tema educação ambiental (EA) nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas do ensino fundamental II, no município de Campo Formoso-BA, com o intuito de investigar se os PPP’s das Escolas contemplam a temática da Educação Ambiental, desde a construção de seus conceitos, concepções e metodologias até as ações desenvolvidas pelos professores por meio da práxis educativa. Este trabalho de pesquisa adota uma abordagem qualitativa utilizando técnica documental por meio da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos de quatro Escolas do Município de Campo Formoso/BA. O método científico utilizado foi o indutivo, com o objetivo de identificar os padrões e tendências das informações coletadas. Foi verificado que apenas uma escola contempla o tema EA, constando no PPP desta escola alguns projetos voltados para o tema, bem como referências. Os demais PPPs analisados não contemplam uma visão sobre a temática ambiental, nem mesmo como tema transversal, como prevê os PCNs. Para a viabilização da implantação da Educação Ambiental como tema transversal no Projeto Político Pedagógico se faz necessário abrir uma discussão mais abrangente e ao mesmo tempo mais aprofundada com os mais diversos atores educacionais, sendo um desafio a ser enfrentado pelos gestores escolares na elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos no âmbito escolar, juntamente com a comunidade que auxilia neste processo.

Biografie autore

Cíntia Guirra da Cruz, Centro de Especialização Técnica - CETEC

Mestre no Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Coordenadora do Centro de Especialização Técnica - CETEC

Maryluce Albuquerque da Silva Campos , Universidade de Pernambuco

Doutora em Biologia de Fungos, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).

Luciana Freitas de Oliveira França, Universidade de Pernambuco

Doutora em Geociências, Professora do Colegiado de Geografia.

Ricardo Kenji Shiosaki, Universidade de Pernambuco

Doutor em Ciências Biológicas, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

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Pubblicato

2024-10-31

Come citare

Cruz, C. G. da, Campos , M. A. da S., França, L. F. de O., & Shiosaki, R. K. (2024). Educação ambiental em Campo Formoso/Bahia: avaliação de projetos políticos pedagógicos. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(2), 108–117. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262879