Estágio Supervisionado II: uma experiência na abordagem dos elementos físicos da geografia do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265105Palavras-chave:
ensino remoto na pandemia, geografia, estágio supervisionado, formação de professoresResumo
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19 e pela tentativa de frear a circulação do vírus através do confinamento da população em suas residências. Neste período a escola básica precisou rapidamente se adaptar ao novo contexto e muitas escolas optaram pelo ensino remoto, com aulas transmitidas a partir de plataformas digitais. O objetivo é apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado II e as adaptações das ferramentas educacionais para ministrar os conteúdos aos alunos. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise de sites, artigos e acervos on-line para o aprofundamento dos temas abordados. A regência virtual em tempos de pandemia será lembrada pelas estratégias, facilidades e dificuldades, como a falta de acesso à internet, a ausência de dispositivos adequados para a participação nas aulas e a necessidade de adaptação dos professores e alunos. Essa experiência constatou que o estágio supervisionado é de extrema importância para os estudantes de Geografia e/ou de outras licenciaturas, pois proporciona a aplicação prática dos conhecimentos teóricos no ambiente de aprendizagem remoto e/ou presencial.
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