Para despertar o interesse e o olhar crítico do aluno sobre o espaço geografico de Marialva-PR, um lugar da globalização
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265519Palavras-chave:
ensino de geografia, espaço urbano, estudo do global, estudo do lugarResumo
Este artigo possui como pressuposto a análise da prática pedagógica da Geografia na educação básica, focando na importância do estudo de temáticas globais analisadas pelas escalas locais. Sendo assim, verificando o quanto os alunos despertam curiosidades e participações durante as aulas, uma vez que estas devem permitir a comunicabilidade entre professor-conhecimento-aluno. Para tanto, o presente trabalho possui como alicerce a construção do conhecimento geográfico a partir da interlocução entre o estudo do global pelo local. Para isso, faz referência a uma prática pedagógica realizada no Colégio Estadual Cívico-militar Pedro Viriato Parigot de Souza, em Marialva, estado do Paraná. Das diversas temáticas trabalhadas em sala de aula, duas delas tornaram-se alvo de uma metodologia voltado ao estudo do global pelo local. Aquele assunto que para o aluno é tão distante, com a análise multiescalar, estas distancias se encurtam e por vezes se contrastam, ou seja, torna o aluno enxergar as problemáticas geográficas por meio das descomplexidades promovidas pelo professor, cujo papel é mediar o conhecimento e o aluno. Com isso, é evidente que, em sala de aula, o aluno se familiariza com a temática na medida em que é encontrada e ou relacionada com as proximidades de suas vivências.
Referências
CAMINHOS DA UVA, ROTA DO TURISMO RURAL DE MARIALVA É LANÇADA NA EXPO INGÁ 2022. Prefeitura Municipal de Marialva, 06 de junho de 2022. Disponível em: https://www.marialva.pr.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1443090&id_secretaria=3342. Acesso em: 01 de dezembro de 2024.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do professor de Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 20, n. 1, 1995.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Lugar de vivência: a cidade e a aprendizagem IN: PEREIRA, Marcelo Garrida (Ed.). La Espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. 1. ed. Santiago do Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, p. 39-56, 2009.
CAVALCANTI, L. A educação geográfica e a formação de conceitos: a importância do lugar no ensino de Geografia IN: PEREIRA, M. G. (Ed.). La Espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. 1ª ed. Santiago do Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009. p. 135-151.
GOERGEN, Pedro. Educação e diálogo. In: GOERGEN, Pedro et al. Educação e diálogo. Maringá: EDUEM, 2010. P. 13- 274.
IPARDES – INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Caderno Estatístico Município de Marialva. Marialva, 2024.
LOBATO, Roberto Corrêa. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática, S.A., 1989.
IBGE. Marialva. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/marialva/panorama. Acesso em: 1 de outubro de 2023.
MARIALVA PR. Cidadania ativa. 2021. Disponível em: https://cidadaniaativa.com.br/municipio/marialva-pr. Acesso em: 26 de outubro de 2024.
MARIALVA. Plano Municipal de Educação 2015/2024. Portaria n. 2.955/2015. Marialva PR: Prefeitura Municipal de Marialva/ Secretaria Municipal de Educação.
MOURA, Ivete. Marialva ontem e hoje, uma lição de crescimento e cidadania. Prefeitura Municipal de Marialva, 2018. Disponível em: https://www.marialva.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1374557. Acesso em: 01 de dezembro de 2024.
NEGRI, Silvio Moisés. Segregação socioespacial: alguns conceitos e análises. Coletâneas do nosso tempo, v. 8, n. 08, p. 129-153, 2008.
O EXEMPLO DE MARIALVA E SUA UVA FINA. O Maringá, Marialva, 2021. Disponível em: https://omaringa.com.br/noticias/regiao/marialva/o-exemplo-de-marialva-e-sua-uva-fina/#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20de%20Marialva%20com,monoculturas%20mecanizadas%2C%20como%20a%20soja. Acesso em: 22 de setembro de 2023.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. Espaço Geográfico e Urbanização, IN.: SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2008. p. 55-116.
SANTOS, Milton. Globalização e Meio Técnico-Científico, IN.: SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2008. p. 119-170.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. 6. Ed. 3. Reimp. - São Paulo: Edusp, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Benedito Oliveira de Sá Santos, Leonardo Dirceu de Azambuja

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.