Para despertar o interesse e o olhar crítico do aluno sobre o espaço geografico de Marialva-PR, um lugar da globalização
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265519Mots-clés :
ensino de geografia, espaço urbano, estudo do global, estudo do lugarRésumé
Este artigo possui como pressuposto a análise da prática pedagógica da Geografia na educação básica, focando na importância do estudo de temáticas globais analisadas pelas escalas locais. Sendo assim, verificando o quanto os alunos despertam curiosidades e participações durante as aulas, uma vez que estas devem permitir a comunicabilidade entre professor-conhecimento-aluno. Para tanto, o presente trabalho possui como alicerce a construção do conhecimento geográfico a partir da interlocução entre o estudo do global pelo local. Para isso, faz referência a uma prática pedagógica realizada no Colégio Estadual Cívico-militar Pedro Viriato Parigot de Souza, em Marialva, estado do Paraná. Das diversas temáticas trabalhadas em sala de aula, duas delas tornaram-se alvo de uma metodologia voltado ao estudo do global pelo local. Aquele assunto que para o aluno é tão distante, com a análise multiescalar, estas distancias se encurtam e por vezes se contrastam, ou seja, torna o aluno enxergar as problemáticas geográficas por meio das descomplexidades promovidas pelo professor, cujo papel é mediar o conhecimento e o aluno. Com isso, é evidente que, em sala de aula, o aluno se familiariza com a temática na medida em que é encontrada e ou relacionada com as proximidades de suas vivências.
Références
CAMINHOS DA UVA, ROTA DO TURISMO RURAL DE MARIALVA É LANÇADA NA EXPO INGÁ 2022. Prefeitura Municipal de Marialva, 06 de junho de 2022. Disponível em: https://www.marialva.pr.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1443090&id_secretaria=3342. Acesso em: 01 de dezembro de 2024.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do professor de Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 20, n. 1, 1995.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Lugar de vivência: a cidade e a aprendizagem IN: PEREIRA, Marcelo Garrida (Ed.). La Espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. 1. ed. Santiago do Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, p. 39-56, 2009.
CAVALCANTI, L. A educação geográfica e a formação de conceitos: a importância do lugar no ensino de Geografia IN: PEREIRA, M. G. (Ed.). La Espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. 1ª ed. Santiago do Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009. p. 135-151.
GOERGEN, Pedro. Educação e diálogo. In: GOERGEN, Pedro et al. Educação e diálogo. Maringá: EDUEM, 2010. P. 13- 274.
IPARDES – INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Caderno Estatístico Município de Marialva. Marialva, 2024.
LOBATO, Roberto Corrêa. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática, S.A., 1989.
IBGE. Marialva. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/marialva/panorama. Acesso em: 1 de outubro de 2023.
MARIALVA PR. Cidadania ativa. 2021. Disponível em: https://cidadaniaativa.com.br/municipio/marialva-pr. Acesso em: 26 de outubro de 2024.
MARIALVA. Plano Municipal de Educação 2015/2024. Portaria n. 2.955/2015. Marialva PR: Prefeitura Municipal de Marialva/ Secretaria Municipal de Educação.
MOURA, Ivete. Marialva ontem e hoje, uma lição de crescimento e cidadania. Prefeitura Municipal de Marialva, 2018. Disponível em: https://www.marialva.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1374557. Acesso em: 01 de dezembro de 2024.
NEGRI, Silvio Moisés. Segregação socioespacial: alguns conceitos e análises. Coletâneas do nosso tempo, v. 8, n. 08, p. 129-153, 2008.
O EXEMPLO DE MARIALVA E SUA UVA FINA. O Maringá, Marialva, 2021. Disponível em: https://omaringa.com.br/noticias/regiao/marialva/o-exemplo-de-marialva-e-sua-uva-fina/#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20de%20Marialva%20com,monoculturas%20mecanizadas%2C%20como%20a%20soja. Acesso em: 22 de setembro de 2023.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. Espaço Geográfico e Urbanização, IN.: SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2008. p. 55-116.
SANTOS, Milton. Globalização e Meio Técnico-Científico, IN.: SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2008. p. 119-170.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. 6. Ed. 3. Reimp. - São Paulo: Edusp, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Gabriel Benedito Oliveira de Sá Santos, Leonardo Dirceu de Azambuja 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.