Para despertar o interesse e o olhar crítico do aluno sobre o espaço geografico de Marialva-PR, um lugar da globalização

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265519

Mots-clés :

ensino de geografia, espaço urbano, estudo do global, estudo do lugar

Résumé

Este artigo possui como pressuposto a análise da prática pedagógica da Geografia na educação básica, focando na importância do estudo de temáticas globais analisadas pelas escalas locais. Sendo assim, verificando o quanto os alunos despertam curiosidades e participações durante as aulas, uma vez que estas devem permitir a comunicabilidade entre professor-conhecimento-aluno. Para tanto, o presente trabalho possui como alicerce a construção do conhecimento geográfico a partir da interlocução entre o estudo do global pelo local. Para isso, faz referência a uma prática pedagógica realizada no Colégio Estadual Cívico-militar Pedro Viriato Parigot de Souza, em Marialva, estado do Paraná. Das diversas temáticas trabalhadas em sala de aula, duas delas tornaram-se alvo de uma metodologia voltado ao estudo do global pelo local. Aquele assunto que para o aluno é tão distante, com a análise multiescalar, estas distancias se encurtam e por vezes se contrastam, ou seja, torna o aluno enxergar as problemáticas geográficas por meio das descomplexidades promovidas pelo professor, cujo papel é mediar o conhecimento e o aluno. Com isso, é evidente que, em sala de aula, o aluno se familiariza com a temática na medida em que é encontrada e ou relacionada com as proximidades de suas vivências.

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Benedito Oliveira de Sá Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Maringá. Possui Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cesumar. É mestrando em Geografia, na área do Ensino de Geografia, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor pelo Colégio Passionista São José – Jandaia do Sul - PR

Leonardo Dirceu de Azambuja, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor associado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR

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Publiée

2025-08-07

Comment citer

Santos, G. B. O. de S., & Azambuja, L. D. de. (2025). Para despertar o interesse e o olhar crítico do aluno sobre o espaço geografico de Marialva-PR, um lugar da globalização. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(2), 34–56. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265519