Investigação da presença de visões coloniais e eurocêntricas nos livros didáticos de geografia do oitavo ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266658

Palavras-chave:

decolonialidade, eurocentrismo, livro didático, geografia, Sul Global

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença de visões coloniais e eurocêntricas nos livros didáticos de Geografia do 8º ano, buscando compreender como esses materiais apresentam a colonização, os povos e as regiões colonizadas por nações europeias. Utilizando uma abordagem teórica e metodológica decolonial, o estudo, de natureza qualitativa, incluiu revisão bibliográfica e análise de livros didáticos. Foram analisadas três coleções: Teláris Essencial: Geografia (2022), Jornadas: Novos Caminhos: Geografia (2022) e Araribá Conecta: Geografia (2022). A escolha dessas obras justifica-se pelo fato de integrarem o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e estarem entre as mais adotadas pelas escolas públicas do Paraná, conforme relatório da Secretaria da Educação do Estado (SEED, 2024). Os resultados indicaram a predominância de narrativas eurocêntricas que minimizam os impactos da colonização e enfatizam a dependência econômica da América Latina. A colonização é tratada de forma neutra, desconsiderando suas violências estruturais. Conclui-se que há uma necessidade urgente de reformulação do currículo prescrito e dos manuais didáticos, de modo a promover uma educação crítica sobre os processos gerados pelo poder colonial na organização socioespacial e nas relações sociais.

Biografia do Autor

Amanda Heloize Adão, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina em 2024

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2010 e professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Adão, A. H., & Campos, M. de C. (2025). Investigação da presença de visões coloniais e eurocêntricas nos livros didáticos de geografia do oitavo ano. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(2), 1–18. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266658