Investigação da presença de visões coloniais e eurocêntricas nos livros didáticos de geografia do oitavo ano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266658Parole chiave:
decolonialidade, eurocentrismo, livro didático, geografia, Sul GlobalAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença de visões coloniais e eurocêntricas nos livros didáticos de Geografia do 8º ano, buscando compreender como esses materiais apresentam a colonização, os povos e as regiões colonizadas por nações europeias. Utilizando uma abordagem teórica e metodológica decolonial, o estudo, de natureza qualitativa, incluiu revisão bibliográfica e análise de livros didáticos. Foram analisadas três coleções: Teláris Essencial: Geografia (2022), Jornadas: Novos Caminhos: Geografia (2022) e Araribá Conecta: Geografia (2022). A escolha dessas obras justifica-se pelo fato de integrarem o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e estarem entre as mais adotadas pelas escolas públicas do Paraná, conforme relatório da Secretaria da Educação do Estado (SEED, 2024). Os resultados indicaram a predominância de narrativas eurocêntricas que minimizam os impactos da colonização e enfatizam a dependência econômica da América Latina. A colonização é tratada de forma neutra, desconsiderando suas violências estruturais. Conclui-se que há uma necessidade urgente de reformulação do currículo prescrito e dos manuais didáticos, de modo a promover uma educação crítica sobre os processos gerados pelo poder colonial na organização socioespacial e nas relações sociais.
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