A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor/innen

  • Guilherme Moreira da Silva UFSM
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Rizzatti UFSM
  • Roberto Cassol UFSM

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240434

Schlagworte:

Ensino de Geografia. Cartografia Escolar. Alfabetização e Letramento Cartográfico. Projeto de Extensão.

Abstract

A Alfabetização e o Letramento Cartográfico são essenciais à compreensão do espaço vivido e ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos de Ensino Fundamental. Logo, o presente relato, refere-se a um Projeto de Extensão, financiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), da Universidade Federal de Santa Maria que objetivou evidenciar a contribuição da Cartografia Escolar como ferramenta didática no ensino de Geografia por meio de Oficinas Didáticas realizadas com alunos do Ensino Fundamental. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, localizada no bairro Lorenzi, no município de Santa Maria, RS, com quatro turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola no ano de 2017. Acredita-se que as práticas efetivadas colaboraram com a compreensão, pela maioria dos estudantes, dos temas tratados, bem como para a dinamização das aulas de Geografia, tornando-as mais interativas e mais atrativas aos estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental.

Autor/innen-Biografien

Guilherme Moreira da Silva, UFSM

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista FIEX (2017).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e professora de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi.

Maurício Rizzatti, UFSM

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Roberto Cassol, UFSM

Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 

Literaturhinweise

ALMEIDA, R. D. de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2002.

BATISTA, N. L. A Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem: o Hipermapa e sua utilização na Educação Ambiental, em Quevedos/RS. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

DAMBRÓS, G. Por uma Cartografia Escolar interativa: jogo digital para a Alfabetização Cartográfica no Ensino Fundamental. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

DA SILVA, G. M; CASSOL, R; RIZZATTI, M; BATISTA, N. L. Oficina pedagógica sobre lateralidade e orientação: uma experiência com alunos do ensino fundamental. In: PEREZ FILHO, A.; AMORIM, R. R.. (Org.). Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. 1. ed. Campinas, SP: Instituto de Geociências - UNICAMP, 2017, v. 1, p. 3461-3471.

MACEDO, D. P; SPIRONELLO, R. L. Perspectivas cartográficas para uma educação geográfica: uma revisão bibliográfica acerca das cartografias sociais nas ciências humanas. In: ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. Geografia, Ciência e Política: do pensamento a ação, da ação ao pensamento, 2017. p. 1597-1607.

PASSINI E. Y. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994.

RICHTER, D. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, p. 277-300, 2017.

RIZZATTI, M. Cartografia Escolar, Geotecnologias e a Teoria das Inteligências Múltiplas: a construção de conhecimentos geográficos no ensino fundamental. (Trabalho de Graduação) Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2016.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. A. (Org.). Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

TEIXEIRA, C. C; CASTROGIOVANNI, A. C. Orientação e lateralidade: uma proposta à luz da epistemologia genética. In: Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014.

Veröffentlicht

2018-06-29

Zitationsvorschlag

da Silva, G. M., Batista, N. L., Rizzatti, M., & Cassol, R. (2018). A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(2), 120–134. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240434