A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240434Palabras clave:
Ensino de Geografia. Cartografia Escolar. Alfabetização e Letramento Cartográfico. Projeto de Extensão.Resumen
A Alfabetização e o Letramento Cartográfico são essenciais à compreensão do espaço vivido e ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos de Ensino Fundamental. Logo, o presente relato, refere-se a um Projeto de Extensão, financiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), da Universidade Federal de Santa Maria que objetivou evidenciar a contribuição da Cartografia Escolar como ferramenta didática no ensino de Geografia por meio de Oficinas Didáticas realizadas com alunos do Ensino Fundamental. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, localizada no bairro Lorenzi, no município de Santa Maria, RS, com quatro turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola no ano de 2017. Acredita-se que as práticas efetivadas colaboraram com a compreensão, pela maioria dos estudantes, dos temas tratados, bem como para a dinamização das aulas de Geografia, tornando-as mais interativas e mais atrativas aos estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental.
Citas
BATISTA, N. L. A Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem: o Hipermapa e sua utilização na Educação Ambiental, em Quevedos/RS. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
DAMBRÓS, G. Por uma Cartografia Escolar interativa: jogo digital para a Alfabetização Cartográfica no Ensino Fundamental. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
DA SILVA, G. M; CASSOL, R; RIZZATTI, M; BATISTA, N. L. Oficina pedagógica sobre lateralidade e orientação: uma experiência com alunos do ensino fundamental. In: PEREZ FILHO, A.; AMORIM, R. R.. (Org.). Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. 1. ed. Campinas, SP: Instituto de Geociências - UNICAMP, 2017, v. 1, p. 3461-3471.
MACEDO, D. P; SPIRONELLO, R. L. Perspectivas cartográficas para uma educação geográfica: uma revisão bibliográfica acerca das cartografias sociais nas ciências humanas. In: ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. Geografia, Ciência e Política: do pensamento a ação, da ação ao pensamento, 2017. p. 1597-1607.
PASSINI E. Y. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994.
RICHTER, D. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, p. 277-300, 2017.
RIZZATTI, M. Cartografia Escolar, Geotecnologias e a Teoria das Inteligências Múltiplas: a construção de conhecimentos geográficos no ensino fundamental. (Trabalho de Graduação) Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2016.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. A. (Org.). Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
TEIXEIRA, C. C; CASTROGIOVANNI, A. C. Orientação e lateralidade: uma proposta à luz da epistemologia genética. In: Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.