Geografia: teoria e prática docente na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242188Palavras-chave:
Ciências Humanas, Educação, Ensino, Escola, Pedagogia.Resumo
O objetivo do artigo é discutir a teoria e prática docente em Geografia na Educação Básica enquanto segmento das Ciências Humanas, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Com pesquisa de natureza teórica, apoia-se em recursos da literatura científico-pedagógica que versam sobre o ensino de Geografia. Usam-se dados empíricos da prática de ensino de Geografia e da gestão educacional na área de Ciências Humanas, tratados em uma abordagem qualitativa. Os resultados, no formato de discussões integradas ao texto, evidenciam a necessidade em se adotar os dispositivos oferecidos pela Pedagogia Histórico-Crítica como complemento à atuação do docente de Geografia na escola, mormente no caso de trabalharem com a Geografia Crítica. Ao final, traz-se um quadro orientador da prática docente em Geografia, sintetizando as discussões anteriores.Referências
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